terça-feira, 30 de setembro de 2008

O Esporte É Direito De Todo Cidadão

COLUNA DO RENATO

O Complexo Esportivo do Ibirapuera é composto por dois ginásios, um que abriga grandes eventos como jogos da seleção brasileira de vôlei, chamado Geraldo José de Almeida, e outro de menores dimensões, o Mauro Pinheiro. A estrutura não é formada apenas por eles, longe disso. Há também o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, constituído por uma piscina olímpica e outra usada para saltos ornamentais, a Arena Olímpica de Judô, duas quadras de basquete, salas de musculação e um estádio de futebol com uma pista de atletismo. Um espaço bastante interessante é o “Sistema de Condicionamento Físico Antarctica”, onde as pessoas têm a oportunidade de fazer fisioterapia, massagens e ter um acompanhamento médico. Um tratamento dado a atletas profissionais, mas que pode ser feito para qualquer associado do Complexo.
Como se associar?
Para que se possa praticar as atividades físicas oferecidas, basta fazer a inscrição na Secretaria de Cursos. O interessado deve levar uma foto 3x4, xérox do RG e atestado médico. As opções de esportes são muito variadas, são cerca de 22 modalidades, das mais populares até as menos praticadas, como Arco e Flecha, Esgrima, Frissbee e Kung Fu. Segundo Ismael dos Santos, responsável pelo setor de locações e há 16 anos no Ibirapuera, toda a estrutura é destinada para a comunidade e tudo o que se pratica é gratuito, com acompanhamento de um profissional da área, que dá aulas duas vezes por semana. O seu funcionamento é de segunda a sexta, das 7 h 30 às 22 h 30.
Ismael disse que o que há de mais interessante é um projeto chamado Centro de Excelência, que consiste em uma peneira de várias modalidades realizadas todos os anos. O objetivo é selecionar os atletas que tiverem melhor rendimento para terem todo o apoio do Governo, que é quem administra o Complexo. Serão oferecidas bolsas de estudo, alimentação e moradia, no próprio Ibirapuera. “O projeto é uma vitrine porque dá a oportunidade dos atletas aparecerem e serem contratados por algum clube. Grandes nomes surgiram a partir dele, como Tiago Camilo, Jadel Gregório e Maurrem Maggi. Muitos ainda continuam treinando aqui”, afirmou o experiente funcionário. Esse tipo de incentivo faz com que todos tenham oportunidade de se tornar atletas, pois a seleção que é feita ao final de todos os anos é aberta para qualquer um que tenha a sua carteirinha, isto é, que seja inscrito em algum curso.
O especialista em locações reconhece que ainda há muito o que melhorar na infra – estrutura do local, principalmente em relação às piscinas, que há tempos não passam por uma reforma, entretanto, há muito do que se orgulhar. Segundo ele, o ponto forte do Ibirapuera ­é o atletismo e afirma: “A nossa pista recebe eventos internacionais e está entre as 5 melhores do país”.
Perguntado sobre a freqüência e a procura das modalidades, garantiu que quase todos os esportes têm um bom número de praticantes, mas que os treinos mais freqüentados são os de musculação e de natação. Para quem se interessar, além de treinar, é possível alugar centros esportivos nos finais de semana, como a pista de atletismo ou o campo de futebol, porém não é gratuito. Isso porque nesse período as instalações estão fechadas e para que sejam abertas, há um custo extra para o Governo.
Para ele, a finalidade do Complexo Esportivo do Ibirapuera é atender à população e incentivar a prática esportiva, portanto o profissionalismo acaba sendo uma conseqüência disso. Aqueles que querem ter o esporte como profissão terão todo o apoio necessário e os que quiserem se utilizar de suas instalações como forma de lazer serão muito bem vindos. Pode se concluir que o objetivo é disponibilizar para o povo um clube público.







segunda-feira, 29 de setembro de 2008

De Segunda!

Palmeiras enfim, atinge a tão sonhada liderança, mas ainda tem mais gente na briga


O argentino comandou a goleada com diversas assistências


Internacional 4 x 1 Grêmio


A liderança mudou de dono. O tricolor gaúcho foi goleado pelo seu maior rival em jogo marcado por diversos momentos de desentendimento entre ambas as partes. A partida já começou tensa. Logo aos 4min, D’Alessandro marcou um golaço no canto esquerdo de Victor. A reação veio em seguida com Tcheco que, em jogada individual, se livrou dos zagueiros e acertou o canto direito de Clemer para empatar o jogo. Apesar do bom futebol apresentado pelas duas equipes, foi o Inter que conseguiu transformar as chances que teve em gols, e aos 30, após cobrança de falta de Guiñazu, o atacante Alex mandou pelo meio das pernas de Victor, colocando o Colorado em vantagem novamente. Mas não foi só isso. De cabeça, Índio, após novo cruzamento de D’Alessandro, escorou para o gol para ampliar, e 6 minutos depois, de novo o argentino cruzou na área para Nilmar marcar o seu. O final do primeiro tempo foi mesmo conturbado. Tcheco pelo grêmio e Edinho pelo Inter foram expulsos após briga generalizada entre os jogadores, exaltando os ânimos entre as torcidas, que acompanhavam os jogadores e também entravam em conflito nas arquibancadas. O segundo tempo foi contrastante com o primeiro, sem ofensividade e com muita troca de passes entre os colorados, ao som de olé vindo da torcida. Nilmar até marcou o 5º, mas o gol foi invalidado pelo arbitro Roberto Braatz. Com a derrota, o Grêmio estacionou nos 50 pontos e permitiu que o Palmeiras assumisse a liderança após 14 rodadas com o Grêmio no topo.

Náutico 0 x 0 Palmeiras


Foi monótono, claro. Todo 0 a 0 é, mas Palmeiras e Náutico nos Aflitos não foi um bom jogo tecnicamente. O Verdão até que teve mais chances, porém ficou no quase. A melhor chance do Palmeiras foi com Alex Mineiro, que após rebote do goleiro Eduardo, empurrou para o gol, mas lá estava o meia Adriano para salvar os pernambucanos. O que importa mesmo para o Palestra é que eles são líderes. Se o time jogou bem ou mal contra o Náutico, não vem muito ao caso, já que desde 2004 o Palmeiras não conseguia figurar na ponta de um brasileiro (na ocasião, o campeão foi o Santos).

São Paulo 2 x 0 Cruzeiro

Vitótia em casa mantém o São Paulo buscando uma vaga na libertadores...só?


Ainda não foi desta vez que o Tricolor entrou no G-4, mas continuou bem perto. Jogando no ultimamente criticado gramado do Morumbi, o São Paulo conseguiu uma bela vitória no confronto direto contra o 3º colocado Cruzeiro e permanece em 5º com 46 pontos, somente quatro atrás dos dois líderes. Parecia que ia terminar no empate sem gols, até que o zagueiro André Dias subiu ao ataque e após escanteio cruzado por Jorge Wagner, fez de cabeça o primeiro gol do jogo. Ainda sobrou tempo pra mais um, e foi do lateral-direito Jancarlos, que emendou belo chute de falta no angulo do “freguês” Fábio. Com a importante vitória, o São Paulo pode ainda brigar pelo título...Ah, Rogério não jogou, foi vetado após o treino de sábado devido a uma contusão na panturrilha, que pode afastá-lo por até duas semanas.



O clássico foi ruim para ambos os times, mas pior para o Flu, o lanterna


De resto, o Brasileiro continua disputado, tanto lá em baixo quanto na briga pelas 12 vagas internacionais. O Vasco perdeu feio do Ipatinga e amarga a penúltima colocação do campeonato, só atrás do Fluminense, que empatou vovô contra o Botafogo por 1 a 1. Outro clássico que terminou assim foi o Atle-tiba, o que não favoreceu nenhuma das duas equipes e deixou o Furacão em situação complicada - 16º - somente 1 ponto a frente da Lusa, que também empatou por 1 a 1 contra o Santos, que por sua vez figura em 14º e vê o rebaixamento um pouco mais distante. No sábado, o Sport foi derrotado pelo Flamengo de virada no Maracanã com gol no ultimo minuto de Vandinho, o que deixa o rubro-negro ainda no G-4, com os mesmos 46 pontos de São Paulo e Cruzeiro.

Maurício Destri escreve as Segundas-feiras

DESCULPA AOS ATLETAS

Esse texto feito pelo professor Ronaldo Pacheco está sendo divulgado pela internet há cerca de um mês e já chegou ás mãos do COB, do ministério dos esportes e até mesmo do presidente Lula.

Prof. MSc. Ronaldo Pacheco de Oliveira Filho Vendo os atletas brasileiros pedindo desculpas pela não obtenção de medalhas e sobre o que se faz pelo esporte no Brasil, resolvi escrever este texto que na minha opinião reflete sobre quem deve desculpas a quem.
Desculpas aos atletas Brasileiro
Desculpem pela falta de espaços esportivos nas escolas
Pela falta de professores de educação física nas séries iniciais;
Pelas escolinhas mercantilizadas que buscam quantidade de clientes e não qualidade de aprendizagem;
Desculpem pela falta de incentivo na base;
Desculpem pela falta de praças esportivas;
Desculpem pelo discurso de que “o esporte serve para tirar a criança da rua” (é muito pouco se for só isso!);
Desculpem pela violência nas ruas que impede jovens de brincar livremente, tirando deles a oportunidade de vivenciar experiências motoras;
Desculpem se muito cedo lhe tiraram o “esporte-brincadeira” e lhe impuseram o “esporte-profissão”;
Desculpem pelo investimento apenas na fase adulta quando já conseguiram provar que valia a pena;
Desculpem pelas centenas de talentos desperdiçados por não terem condições mínimas de pagar um transporte para ir ao treino, de se alimentar adequadamente, ou de pagar um “exame de faixa”;
Desculpem por não permitirmos que estudem para poder se dedicar integralmente aos treinos; Desculpem pelo sacrifício imposto aos seus pais que dedicaram seus poucos recursos para investir em algo que deveria ser oferecido gratuitamente;
Desculpem levá-los a acreditar que o esporte é uma das poucas maneiras de ascensão social para a classe menos favorecida no nosso país;
Desculpem pela incompetência dos nossos dirigentes esportivos;
Desculpem pelos dirigentes que se eternizam no poder sem apresentar novas propostas; Desculpem pelos dirigentes que desviam verbas em benefício próprio;
Desculpem pela falta de uma política nacional voltada para o esporte;
Desculpem por só nos preocuparmos com leis voltadas para o futebol (Lei Zico, Lei Pelé, etc.); Desculpem se a única lei que conhecem ligada ao esporte é a “Lei do Gérson” (coitado do Gérson);
Desculpem pelos secretários de esporte de “ocasião”, cujas escolhas visam atender apenas, promessas de ocupação de espaços político-partidários (e com pouca verba no orçamento); Desculpem pelos políticos que os recebem antes ou após grandes feitos (apenas os vencedores) para usá-los como instrumento de marketing político;
Desculpem por pensar em organizar “Olimpíadas” se ainda não conseguimos organizar nossos ministérios; nossas secretarias, nossas federações, nossa legislação esportiva;
Desculpem por forçá-los, contra a vontade, a se “exilarem” no exterior caso pretendem se aprimorar no esporte;
Desculpem pela cobrança indevida de parte da imprensa que pouco conhece e opina pelo senso comum;
Desculpem o povo brasileiro carente de ídolos e líderes por depositar em vocês toda a sua esperança;
Desculpem pela nossa paixão pelo esporte, que como toda paixão, nem sempre é baseada na razão;
Desculpem por levá-los do céu ao inferno em cada competição, pela expectativa criada;
Desculpem pelo rápido esquecimento quando partimos em busca de novos ídolos;
Desculpem pelas lágrimas na derrota, ou na vitória, pois é a forma que temos para extravasar o inexplicável orgulho de ser brasileiro e de, apesar de tudo, acreditar que um dia ainda estaremos entre os grandes.

NOTA DO BLOGUEIRO
Texto incrível que eu assino embaixo por completo. Só acho uma hipocresia o jeito que ela está sendo divulgado na imprensa. Hoje, vi Antero Greco, grande comentarista futebolístico da ESPN BRASIL, elogiando esse texto e pedindo mais apoio ao esporte, criticando dirigentes e todo o blá blá blá tradicional de quem não intende nada de outros esportes a não ser futebol. O comentarista parecia emocionado com o texto ao término do programa, mas amanhã apenas falará de futebol em todos seus comentários, sem divulgar os chamados esportes olímpicos. As televisões deveriam saber o poder que elas tem.
Nos Jogos Olímpicos, vimos o poder que ela tem ao expor de mais nossos atletas favoritos, que acabaram sem o resultado desejado. Imagina se aos poucos o SPORTCENTER, programa apresentado por Antero, desse mais espaço á outros esportes, noticiando a participação dos atletas brasileiros mostrados no video criado pela emissora para dar imagens ao texto de Ronaldo em outras competições. Uma hipocresia, na minha opinião. Pede mais apoio, mas sequer noticia.
Outro que divulgou bastante esse texto foi Juca Kfouri, meu maior ídolo em termos de jornalismo futebolístico. Esta semana entrevistou o autor do texto em seu programa semanal, Juca entrevista, depois de ter divulgado o texto em seu blog no fim dos Jogos Olímpicos. Agora, deveria dar mais espaço em seu blog aos ditos esportes olímpicos ao invés de falar só de futebol. Com a audiência que tem seu blog, poderia levar notícias aos fãs de futebol, para estes terem mais acesso ao esporte olímpico. Queimando minha língua, Juca está dando mais espaço aos esportes olímpicos, principalmente o volei em seu blog, programa da CBN e entrevista na ESPN. Espero que isso continue durante todo o ciclo olímpico, o que eu ainda duvido. Torço para, pois é um jornalista de muita influência mas ainda se "limita"a ser futebolístico e não esportivo.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

PRIMEIRA CORRIDA A NOITE NA FÓRMULA -1

COLUNA DO MURILO





No fim de semana ocorrerá a primeira corrida noturna da Fórmula -1 nas ruas de Cingapura. Será um evento inovador e espetacular para os pilotos e aos amantes de automobilismo. Nunca houve nada igual e tão desafiador para os pilotos como será esta corrida.

Outro desafio para os pilotos é a questão de manter seus corpos e mentes no fuso horário europeu, enquanto estiverem em Cingapura, porque o treino classificatório será as 22 horas local (11 da manhã de Brasília) e a corrida as 20 horas (9 da manhã de brasília). Isso significa que terão de dormir nas primeiras horas da manhã e se levantar de tarde, para tomar café da manhã.

A semana, em geral, foi conturbada na Fórmula-1. O pedido da Mclaren para rever a decisão da FIA, punição ao piloto Lewis Hamilton no GP da Bélgica, foi acatado, porém, a entidade não mudou de idéia e permaneceu com o acréscimo de 25 segundo no tempo final do piloto. Desse modo, Felipe Massa continua apenas um ponto atrás do inglês e lutando pelo campeonato.

Outro fato interessante foi a cobrança de Rubens Barrichello para uma decisão mais rápida da Honda, pois a escuderia ainda não revelou quem serão os seus dois pilotos na temporada 2009, apenas especula-se uma vontade de ter o espanhol Fernando Alonso na equipe japonesa. Nesta quinta-feira, muitos pilotos andaram pela pista de Cingapura para o "reconhecimento do gramado"(para alguns pilotos até que esta terminologia serve), alguns fizeram o percurso a pé e outros, como o próprio Felipe Massa, preferiram usar uma bicicleta.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CORINTHIANS VENCE EM CASA

De novo, e está mais próximo da Série A.

Coluna do Guilherme

O Timão passou por um Bragantino acuado ontem, no Pacaembu. Sem um futebol brilhante, mas eficiente. Com o Braga jogando de laranja e disposto a se defender, o Corinthians usou bem a posse de bola e fechou a conta em 2 a 0, num placar "que poderia ter sido mais elástico", segundo o meia Douglas, que fez uma bela partida.

Com a vitória o time paulista chega a 61 pontos
na tabela, 13 pontos a frente do segundo colocado, o Vila Nova. O resultado agradou muito ao técnico Mano Menezes, que foi só elogios, à atuação da equipe, após o jogo.

Cristian fez uma boa estréia, e acredita que pode render mais. Felipe está há oito jogos sem sofrer gols no Pacaembu. O clube está faturando bem com os novos projetos de marketing. E os jogadores até imaginam que será dificíl perder nas próximas 11 rodadas. O clima é o melhor possível no Corinthians, faltava só estar no lugar certo para estar tudo perfeito.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

PAPO DE BLOGUEIRO

Semana passada fui mal interpretado. Disse que o título do Brasileirão estava indefinido como ainda está e o Flamengo levava vantagem por jogar boa parte dos jogos restantes no Maracanã e o Gui, colunista de quinta-feira, mas de primeira categoria, comentou que eu tinha postado que o caneco ou iria para o Palmeiras ou para o Grêmio. Este foi o meu palpite. E ainda insisto no palpite: penta do Verdão ou tri do tricolor gaúcho. Porém, não podemos cravar que este ou aquele time será o campeão.
O Palmeiras tem a chance de assumir a ponta da tabela na próxima rodada se empatar ou ganhar do Náutico, nos Aflitos, e o Grêmio perder ou empatar o clássico com o Inter, fora de casa, no Beira-Rio.
São Paulo briga pelo quarto lugar com Flamengo e Botafogo. Apesar de o alvi-negro estar atrás dos concorrentes, tem um padrão de jogo definido e isso pode fazer a diferença na reta final.
O atual bi-campeão nacional tem a zaga como ponto forte. A marcação é eficiente, mas o ataque tem deixado a desejar na hora das conclusões ao gol adversário. André Lima ainda não mostrou a que veio e Dagoberto, mesmo não deixando espaços para saída de bola do oponente, está longe de ser aquele jogador brilhante que surgiu no Atlético - PR.
E o Flamengo é aquela história: muita resenha do técnico e pouco futebol. Venceu por apenas um a zero o lanterna Ipatinga e foi vaiado pela torcida.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

QUE ANO EIN!

Coluna do Renato

O ano de 2008 ainda não acabou, mas bem que poderia passar mais rápido ou simplesmente ser esquecido por Renato Gaúcho e Cuca. A temporada definitivamente não foi boa para esses dois treinadores, que tiveram um começo bastante promissor. Cuca chegou a vencer a Taça Rio pelo Botafogo contra o Fluminense, porém participou de um dos episódios mais deprimentes do futebol nos últimos anos, ao perder o título do estadual para o Flamengo. As cenas dos jogadores chorando no vestiáro e na coletiva de imprensa após a partida foram lamentáveis e sem cabimento. A reclamação era por um erro de arbitragem, que de fato ocorreu, mas certamente não mudaria o resultado final do jogo, que foi dominado pelo rubro-negro. A partida terminou 3 a 1 para o time da Gávea.
Enquanto isso Renato Gaúcho vivia um grande momento pelo Fluminense, ao avançar para as fases finais da Libertadores. O treinador chegou a grande final da taça, disputada contra a LDU, e foi ai que o seu fracasso teve início. Isso porque Renato adotou uma postura bastante arrogante, não só no jogo decisivo no Maracanã, quando afirmou ter certeza de que o título viria, mas também quando venceu o Boca Juniors e disse aos argentinos: "Muito prazer, nós somos o Fluminense." Essa foi a resposta dada aos hermanos ao fato de eles não conhecerem muio bem o clube carioca. Mas por que deveriam conhecer? Qual é a tradição do Fluminense na Libertadores? Bom, o que eu sei é que o Boca Juniors é simplesmente hexacampeão do torneio, enquanto o tricolor carioca o disputou por duas vezes apenas.
Já Cuca saiu do Botafogo e pouco tempo depois voltou, sem dar muitas explicações. A equipe caiu de rendimento no Brasileiro e sua saída foi inevitável. Então, o técnico azarão foi respirar novos ares na Vila Belmiro, onde não obteve sucesso. Não conseguiu tirar o Santos da zona do rebaixamento e após uma seqüência de péssimos resultados, deixou o peixe. Pouco tempo depois, no entanto, estava no Fluminense para substituir Renato Gaúcho ( vejam vocês) e tirar o time da zona da degola. Afinal, após a perda da Libertadores, Renato não cumpriu sua promessa de tirar o time dessa situação, que já era ruim no Brasileiro, e muito menos levá-lo para os 4 primeiros colocados. Para finalizar a tragédia, o técnico fanfarrão agora está no comando do Vasco, lutando para não deixar o time cair.
Parece que os dois treinadores não conseguem escapar da Série B. Será que seus destinos já foram traçados e não há como escapar, como naquele filme "Premonição"?
Não, acho que não...

De Segunda!

Campeonato Brasileiro 2008 - 26ª rodada

Ex-reserva de Velloso, Marcos recebe homenagem pelos 400 jogos no Palmeiras

O que se previa há algum tempo parece estar se concretizando. O Grêmio aparenta não conseguir segurar a bronca e deixa os rivais se aproximarem; o Verdão figura logo atrás do Tricolor com apenas um ponto a menos, mostrando que definitivamente está disposto a ser campeão em 2008, após 14 anos sem vencer um Brasileiro, novamente com Wanderley Luxemburgo a frente do time. 2008 parece mesmo ser o ano do Palmeiras. Apesar do time ter perdido o craque Valdívia, ter uma zaga medíocre (mesmo após a contratação do veterano R. Júnior) e um banco de reservas fraquíssimo, algumas peças do time fazem a diferença. Diego Souza atravessa excelente fase e o artilheiro Alex Mineiro sempre guarda o seu. Ontem foi o dia em que o ídolo Marcão completou 400 jogos com a camisa do Palestra, e apesar de o Vasco ter jogado melhor em boa parte do jogo, o Alvi-verde arrancou mais 3 importantes pontos na busca pelo título.

No recife, o Tricolor Paulista jogou bem o jogo todo, mas infelizmente não conseguiu transformar a boa apresentação fora de casa em gols e arrancou somente 1 ponto do Sport. Empate fora de casa talvez seja bom resultado se o objetivo for um 8º lugar, mas é péssimo para quem almeja uma vaga entre os 4 primeiros ou até o proprio título, cada vez mais distante do São Paulo, que figurou no G-4 na tarde de ontem por menos de duas horas, até o termino da fraca vitoria do Flamengo sobre o novamente lanterna Ipatinga.

Em 2008, Muricy não teve a mesma sorte dos anos anteriores


O ainda líder Grêmio foi até Curitiba e empatou sem gols com o Atlético, o que faz o time olhar para baixo e ver os concorrentes se aproximando cada vez mais e talvez até olhando o título brasileiro com olhos de arrependimento por ter empatado e perdido jogos fundamentais, como as derrotas para Flamengo e Goiás e os empates com Náutico e Fluminense. No jogo de ontem, o ex-goleiro gremista Gallato foi quem impediu o líder de continuar um passo a frente na corrida pelo torneio.

No Canindé, a Lusa tomou um susto no início do jogo mas arrancou uma bela virada pra cima do Botafogo, que saiu do G-4 e hoje se encontra na 6ª posição, logo atrás do São Paulo. No sábado, o Santos foi goleado pelo time do Goiás no Serra Dourada e continua com 29 pontos junto com o Náutico. Voltando ao domingo-21, em jogo de varias viradas, o Cruzeiro derrotou o Figueirense em Floripa e continua na briga, 4 pontos atrás do Grêmio. O Figueira acumula 6 derrotas seguidas, e apesar da estréia do técnico Mario Sergio, do meia Alex Cazumba e do zagueiro Alex Bruno (ambos ex-São Paulo), não conseguiu se impor diante do 3º colocado do Brasileiro e acabou por perder mais uma, com dois gols de Guilherme, um de Thiago Ribeiro - também ex-São Paulo - e outro de Henrique.


Futebol Europeu


ESPANHA

Jogando de azul, o Real Madrid venceu o Racing Santander por 2 a 0 com um de Nistelrooy e outro do meia Ruben De La Red. Pouco antes do jogo, o meia Guti foi perseguido por um amigo de infância nas ruas da cidade madrilenha. Jorge Muñoz é boxeador e acusa Guti de te-lo ajudado a tornar-se boxeador profissional e depois ter esquecido do amigo, obrigando-o a abandonar o esporte. Estranho.

O outro grande da terra do Rei Juan Carlos venceu o desconhecido Sporting Gijón por massacrantes 6 a 1: gols de Iniesta, Eto’o, Xavi, Messi (2) e um contra. Foi a primeira vitória do Barcelona no Espanhol.


INGLATERRA

Na terra do melhor e mais rico futebol do mundo, o Chelsea de Felipão ficou no empate em um a um com o Manchester United e manteve a invencibilidade de quatro anos dos Blues em Stamford Bridge, mas Cristiano Ronaldo esteve apagado durante o reenconctro dele com o seu ex-comandante na seleção portuguesa, entrando somente no segundo tempo. Os gols foram anotados por Park e Kalou.



Luíz Felipe Scolari tem a missão de fazer o clube londrino campeão europeu em 2009

O Arsenal de Londres venceu o Bolton fora de casa por 3 a 1 com gol do volante Denílson (ex-São Paulo) e o Liverpool empatou em casa com o vice-lanterna Stoke City, perdendo assim a chance de se isolar na liderança da Premier League, que agora tem o Arsenal como líder com 12 pontos e logo atrás Chelsea e Liverpool, ambos com 11.
O outro time de Manchester, agora não mais primo-pobre do United, o City massacrou o Portsmouth de Peter Crouch por 6 a zero com um de Robinho e outro de . O ex-santista fez partida formidável, dando passes para os gols, voltando para marcar e se posicionando muitíssimo bem durante o jogo. Já virou ídolo dos ingleses.

Robinho queria o Chelsea, mas parece bem adaptado no Man City ao lado de Elano e Jô


Maurício B. Destri escreve às segundas-feiras

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

PATO FICA OU VAI?

COLUNA DO MURILO




Fora da Champions League, o Milan estreou com o pé direito na Copa da Uefa 2008/09. A equipe bateu o Zurich da Suiça por 3 a 1 na tarde desta quinta-feira, no estádio San Ciro. Um dos gols foi marcado pelo jovem Alexandre Pato, promessa do futebol brasileiro.



O interessante foi que na manhã de ontem, o Milan estudou a possibilidade de emprestar o atacante brasileiro Alexandre Pato à Udinese em troca do volante suiço, Gokhan Inler, estima-se um empréstimo de seis meses. O reforço viria por uma necessidade do Milan que perdeu um dos melhores volantes do mundo por contusão, o italiano Andrea Pirlo .


A proposta inicial veio da equipe de Udine e o time de Milão não recusou de imediato, justamente por causa dessa lesão que deixará o meio-campo Pirlo alguns meses afastado do gramado. O Milan também acredita que o empréstimo do atacante para o Udinese pode dar ritmo de jogo e mais experiência para o brasileiro, já que ele não vinha sendo muito aproveitado pelo técnico Carlo Ancelotti.

Porém, Alexandre Pato jogou muito bem contra o Zurique na Copa da Uefa, inclusive, marcou um belo gol de fora da área, o segundo do clube de Silvio Berlusconi. Depois dessa boa atuação, os dirigentes do Milan ficarão com aquela pulga atrás da orelha a respeito de uma possível liberação do atacante para outra equipe. Acho bom a diretoria milanesa lembrar que Shevchenko não parece ser mais aquele goleador nato de anos atrás.



quinta-feira, 18 de setembro de 2008

COMEÇOU A LIGA DOS CAMPEÕES


Coluna do Guilherme

E os favoritos venceram — ou quase isso. Considero como favoritos ao título times como Chelsea, Liverpool, R. Madrid, Barcelona (a despeito da má fase), Internazionale (a despeito da falta de tradição) e Manchester United (a despeito do empate, muito, muito mesmo a despeito do empate).

É verdade, o time de C. Ronaldo, Rooney, Tevez e cia. empatou, em casa, com o Villareal da espanha. Mas os Reds não ficaram no zero a zero por falta de tentativa, Tevez articulou muito no ataque junto de Rooney e Nani, principalmente no segundo tempo. Na segunda etapa onde também entrou em campo o português mais famoso da Inglaterra, que apesar de algumas chances desperdiçadas, deu uma ótima movimentada no jogo, abrindo espaços pelas pontas, driblando e chamando a marcação. O time inglês sofreu um pouco no contra-ataque, e quase tomou um gol numa bela jogada do Villa, que terminou numa linda conclusão de calcanhar do argentino Guille Franco que bateu na trave.

Mas não é o caso falar dessa ou de outra partida, vou destacar quem de cada grupo eu acho que passa para as oitavas.

Grupo A - Chelsea e Roma são os favoritos com toda a certeza, mesmo eu achando que a Roma não tem chances ao título (quem se lembra do vexame diante do Manchester na última Liga, nas quartas de final?!), o time também demonstrou fraqueza ao perder para o Cluj da Romênia.

Grupo B - Inter e Werder passam, e apesar de gostar muito do elenco da Inter e achar que o time pode ser campeão, não aposto no time (que venceu com gol do Adriano)

Grupo C - Nesse grupo eu apostaria no Barça e Sporting (também acho que o Barça não vence, apesar da minha imensa simpatia com o time que venceu o principal adversário na primeira rodada).

Grupo D - Liverpool e Atlético de Madrid, com chances para o PSV, que tomou uma sova na primeira rodada ante o time espanhol, na Holanda.

Grupo E - Manchester e Villareal, o Celtic não tem forças para se classificar, mesmo tendo um time relativamente interessante. A classificação de ambos os times ficou mais fácil com o empate duplo nas partidas da rodada.

Grupo F - Esse é o grupo mais disputado, apesar de não sair daí o campeão (salvo um engano tremendo da minha parte). Mesmo simpatizando com o Lyon do Juninho e do Fred (da foto) que empatou, imagino que o time não passa. Bayern de Munique e Fiorentina vão em frente (para provavelmente parar, no máximo, nas quartas).

Grupo G - Até o jogo entre Porto e Fenerbahçe eu ficaria com os turcos e com o Arsenal (ambos me decepcionaram, mesmo não esperando muito deles). Agora fico com Porto e Arsenal.

Grupo H - Passam Real e Juventus, mesmo eu simpatizando demais com o futebol que o Zenite apresentou na última Copa da UEFA (deixando claro que repudio as atitudes racistas da torcida russa do time).

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

PAPO DE BLOGUEIRO

SEMPRE FLAMENGO

Ao analisar a classificação do Brasileirão 2008 após 25 rodadas, pode-se dizer que o título está totalmente indefinido, pois ainda faltam treze rodadas para o fim do campeonato e a diferença entre o sétimo, Flamengo, e o líder, Grêmio, é de apenas nove pontos. Digo apenas porque cada equipe ainda pode conquistar 39 pontos e, se isso acontecer, será uma arrancada surpreendente de 100% de aproveitamento e a equipe fatalmente levantará o caneco.
Se pegarmos a tabela e compararmos os futuros confrontos dos sete primeiros, vemos que o time da Gávea leva vantagem por jogar nove das treze rodadas no Rio e, se confirmado o Maraca como palco para o clássico com o Botafogo serão todas no estádio “Jornalista Mário Filho”, jornalista este que criou o Fla x Flu e seu irmão Nelson Rodrigues o eternizou como mais famoso do Brasil. Digo o mais famoso, não o de maior rivalidade. Enquanto o Fla joga nove no Rio e quatro fora da cidade maravilhosa, os concorrentes diretos não atuam em seus domínios até sete vezes, caso de Vitória, Grêmio e São Paulo.
O engraçado é que o estádio João Havelange, o Engenhão, considerado o mais moderno do Brasil pode não abrigar Botafogo x Flamengo por risco de violência. Só pode ser piada, né?
Além do confronto com o time de General Severiano, Caio Júnior e seus atletas jogam em casa com o cada vez mais forte Palmeiras, o cada jogo mais chato Sport, clássico com Vasco e enfrentam o Goiás, que tem o melhor desempenho no segundo turno até então. Fora de casa, pegam o Cruzeiro, Atlético PR e Náutico.
Destaco esses como jogos decisivos para o Flamengo buscar uma vaga entre os quatro primeiros e quem sabe até o título.

Esse mesmo Flamengo que joga nove das treze últimas partidas em casa cumpriu só no Brasileirão desse ano, na estréia contra o Santos, punição de jogar com portões fechados - estipulada no final do campeonato do ano passado, quando disputava com Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras a última vaga na Libertadores.

Ainda sobre o rubro-negro, Caio Júnior continua o mesmo de quando dirigia o Palmeiras no ano passado: ao invés de se preocupar com o esquema tático da equipe que está cada vez mais indefinido, preza por se especializar em desculpas infundadas após más atuações de seus jogadores. No domingo, ao conceder entrevista depois da derrota pro São Paulo, disse que o jogo foi decidido no detalhe. Você tava tão perto do campo e não enxergou a avenida Juan muito bem aproveitada pelo Zé Luis , Caio Junior? Seu time só não tomou mais porque o Bruno salvou duas bolas, uma no primeiro tempo e outra no segundo. Acho que você precisa trocar de óculos, de novo.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

SEMANA DE ALTOS E BAIXOS

COLUNA DO MURILO

Nesta semana, decidi resumir a coluna aos Bola Cheia e Bola Murcha. Considerei esta semana de muitos altos e baixos e, por isso, tomei essa decisão.

Espero que gostem .....




BOLA CHEIA



-ROGER FEDERER: O suiço deu a volta por cima e ganhou o US Open pela quinta vez consecutiva. Roger Federer tornou-se o primeiro tenista a ser Pentacampeão de dois GrandSlams em uma mesma década, além do torneio disputado nos Estados Unidos, o campeão também venceu Wimbledon entre os anos de 2003 a 2007.

-FELIPE MASSA: O piloto tirou quatro pontos de diferença para Lewis Hamilton e agora está apenas dois atrás do Inglês. Após corrida decidida nas últimas voltas (quando a chuva caiu), o brasileiro se beneficiou da punição que a FIA determinou a Hamilton e venceu a corrida mesmo sem cruzar a linha de chegada na frente.


-DANIEL DIAS: O nosso Micheal Phelps já ganhou quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze nos jogos Paraolímpicos 2008. O seu carisma cativa todos os brasileiros adoradores de esporte e o menino de 22 anos tornou-se um ídolo brasileiro.



- CLODOALDO SILVA: O brasileiro conseguiu ganhar uma medalha no revezamento 4x50 livre na manhã desta quinta-feira. Mesmo passando da classe S4 para a S5 Clodoaldo mostrou seu potencial e ganhou o bronze junto com a equipe do revezamento. Se estivesse disputando a categoria S4 o brasileiro já teria ganhado três ouros.

- PARAGUAI: A seleção abriu vantagem de quatro pontos frente aos rivais Brasil e Argentina. O time está entrosado e conta com um ataque muito eficiente, já são dezesseis gols nas Eliminatórias 2010.

BOLA MURCHA



- TOM BRADY: O MVP da temporada 2006/07 do futebol americano se machucou logo na estréia do seu time, England Patriots. Brady, namorado de Gisele Bundchen, ficará fora dos gramados por pelo menos um ano. Os Patriots venceram a partida em cima do Kansas Chiefs por 17 a 10.


- TORCIDA NO JOGO DA BOLÍVIA: Foi uma vergonha! O jogo? Também! O que foi uma vergonha então? As vaias da torcida para os jogadores. Desde os 28 minutos do primeiro tempo a torcida protestava contra o time e pedia a saída de Dunga. Apesar de não ter gostado do jogo, eu condeno a atitude da torcida que deveria ir ao estádio para torcer, não criticar. Deixe para reclamar após o jogo!

-BRASIL E ARGENTINA: As duas equipes deixaram o Paraguai abrir uma vantagem de quatro pontos. Além disso, as seleções, tidas como as melhores do mundo, empataram com os dois piores países da América do Sul. O Brasil empatou em casa com a fraca Bolívia, enquanto a Argentina cedeu o empate, no último minuto, ao Peru, na capital Lima.
-LEWIS HAMILTON: Quis dar uma de "pilantrinha" e foi pego pela FIA. Após tentar ultrapassagem em cima de Kimi Raikkonen, o inglês passou reto na curva e passou o filandês. O problema foi que ao ceder a posição de volta ao ferrarista, Hamilton se aproveitou do vácuo e assumiu a liderança logo na próxima curva. Resultado: multa de 25 segundos e a perda do primeiro lugar da corrida.

Abraços galerinha...

ZERO A ZERO



Coluna do Guilherme

A partida entre Brasil e Bolívia terminou sem gols nessa quarta-feira. A seleção provavelmente entrou em campo hoje tencionando repetir a atuação elogiavel do domingo passado. Acabou não sendo assim.

A verdade é que de tudo um pouco, faltou muito. Principalmente o futebol. Ronaldinho, Robinho e Luis Fabiano erraram passes; Diego correu mas não conseguiu efetividade em jogadas individuais. Faltou movimentação, criatividade, finalização, etc... etc...

Dunga e seus 11 selecionados foram vaiados. A (pouca) torcida despediu-se do treinador. E de seleção brasileira mesmo só se viram jogadores em camisas amarelas, mas sem a responsabilidade que pesa em cada uma dessas camisas. E é um fato que no futebol não é impossível, ou inaceitável, que o Brasil empate com a Bolívia, mesmo o jogo sendo em casa. Isso, é claro, se os bolivianos, por acaso, acordassem no dia deles (o que não deve ter sido o caso). Poderia também ser o caso, por acaso, se os brasileiros acordassem num dia ruim (mas todos eles?!).

Mas o que acontece é que o Brasil (sexto no ranking da FIFA) empatou, no Engenhão, (no Rio) com a Bolívia (décimo colocado na tabela das Eliminatórias), e só faltou mesmo o Evo Morales em campo para a festa de verde estar completa.

Não que o resultado tenha eliminado o Brasil da Copa do Mundo, nem que o técnico vá cair agora. É que é apenas triste ver a seleção, não só a de Dunga, mas a nossa seleção jogar um futebol tão inexpressivo e lamentável. Lamentável.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

PAPO DE BLOGUEIRO

Semana passada disse que o título do Brasileirão fica ou com Palmeiras ou com Gremio. Ainda acredito nisso, mas ficou mais difícil para o alvi-verde, que foi surpreendido, mais uma vez, pelo Sport. Dessa vez em casa. Foi a primeira derrota do time no ano no Palestra Itália, a quinta de Luxemburgo no Jardim Suspenso somando as passagens de 93/94, 96, 2002 e 2008.

E domingo tem mais uma derrota, porque o ataque titular está suspenso e os prováveis substitutos Lenny e Denilson não vão fazer mais gols do que o Cruzeiro, que mesmo sem o artilheiro Guilherme suspenso pelo terceiro cartão amarelo certamente vai vazar a frágil defesa palestrina.

No campeonato, se o time paulista não faz gols, a derrota é quase certa. A única partida fora de casa que não sofreu tentos foi contra o Vasco, pela sétima rodada, quando venceu por 2 a 0.
Extendi-me no comentário sobre essa partida pois julgo a mais importante da rodada, já que são as duas equipes com chances mais claras de tirar o título de Porto Alegre.
Há outras partidas que prometem:
Atlético PR x Portuguesa - Encontram-se na zona da degola e, pelo futebol apresentado, candidatos fortes a cair para série B. Se houver empate, iminência de morrerem abraçados.
Vasco x Náutico - a diferença entre Vasco, 14º e o último Ipatinga é de apenas 5 pontos. Então, a Cruz de Malta e o Timbu se juntam à Lusa e ao Furacão na lista de rebaixáveis. Como o time carioca e pernambucano têm o mesmo número de pontos, a derrota será um enorme prejuízo.
São Paulo x Flamengo - Jogo de empate. O tricolor tem a força do Morumbi e o Flamengo vem jogando bem, diferentemente do time paulista que empatou nas últimas duas rodadas com dois rebaixáveis: Santos e Galo.
Santos x Fluminense - Só não é mais desesperador que Furacão e Lusa. O ponto de relevância é o retorno de Cuca à Vila, onde me parece não ter deixado grandes amigos, vide as críticas dos santistas em relação ao trabalho do atual treinador do Flu.
Palpites do céu e do inferno
Os 4 primeiros (não obrigatoriamente nesta ordem):
Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo
Os 4 últimos (idem):
Ipatinga, Portuguesa, Atlético PR e Fluminense
Coincidentemente, os atuais ocupantes dessas posições.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

De Segunda!

Futebol

Chile 0 x 3 Brasil

Normalmente é assim mesmo: quando o Brasil entra desacreditado, muito criticado e sem expectativas, acabamos por nos impor a frente de quase qualquer adversário. Contra o Chile foi exatamente assim. Talvez a melhor partida de futebol da seleção brasileira no ano, o placar poderia ter sido ainda mais elástico se o atacante (?) Ronaldinho tivesse em um dia mais produtivo. Dunga escalou o time com 3 atacantes: Robinho e Luis Fabiano ao lado do camisa 10, que jogou mesmo mais avançado, deixando o meio campo para Diego e Josué. A exemplo do Chile, que foi escalado também com 3 atacantes e um meia ofensivo, M. Fernandes, pelo tecnico Marcelo Bielsa. O juiz marcava poucas faltas e o jogo corria bem, mas em lance na área Chilena, o zagueiro Estrada acertou a perna de Diego e o pênalti foi marcado. Ronaldinho perdeu a chance de marcar o terceiro, que foi convertido em jogada aguerrida de Luis Fabiano, que acreditou na briga com o zagueiro do Chile e enfiou por baixo das pernas do goleiro Bravo. Quarta-feira tem Brasil x Bolívia no Rio de janeiro.


Campeonato Brasileiro

Pela 24ª rodada do Brasileiro, que começou na quarta e terminou no sábado, as coisas ficaram ainda mais indefinidas, principalmente no que diz respeito a briga pelo título e vagas na libertadores, já que o Grêmio empatou sem gols com o Fluminense, o Palmeiras foi goleado em pleno Palestra e Flamengo e Cruzeiro venceram seus jogos, deixando o grêmio com 6 pontos na frente do vice- lider Cruzeiro, que tem 43, juntamente com o Verdão. A quarta posição é do Botafogo, enquanto que o São Paulo segue em 6º atrás do Flamengo. Há quem questione o poder do Grêmio se sustentar na liderança até o fim, mas a diferença de 6 pontos é considerável, ainda mais olhando para os resultados dos times que correm atrás: nenhuma equipe mostra futebol tão superior ao time gaúcho, mesmo que o líder tenha muitas limitações. Ao que parece, a taça será disputada por muito mais do que Palmeiras e Grêmio.
Velocidade

F-1

No primeiro escalão do automobilismo, o inglês Lewis Hamilton foi penalizado, e apesar de ter chegado em primeiro, quem levou os 10 pontos da vitória foi Felipe Massa, que segue na cola de Lewis na classificação do campeonato. Este ano, se a briga ficar entre Massa e Hamilton, teremos ótimas corridas até o fim da temporada.

F-Indy

Já no segundo escalão, mas não menos veloz, o brasileiro Hélio Castroneves, da Penske fez o quase impossível para vencer o campeonato mas acabou não ganhando o premio de um milhão de dólares, que foi para Scott Dixon, da Target Chip Ganassi, que precisava ficar atrás da 11ª colocação para que o brasileiro fosse campeão, desde que Hélio vencesse a corrida. A Formula Indy conta com diversos brasileiros, entre eles Tony Kanaan, Vitor Meira, Jaime Camara e Mario Morais (neto de Antonio Ermírio de Morais). Há também 3 mulheres: Milka Duno (venezuelana), Danica Patrick e Sarah Fisher.

Maurício Destri escreve às segundas-feiras

domingo, 7 de setembro de 2008

Domingão do Guizão- Convidados nas olimpíadas

Quem viu os Jogos Olímpicos de Pequim viu a quantidade de atletas convidados disputando as provas. A excessão dos esportes coletivos, todas as modalidades tinha ao menos um, mas na maioria das vezes vários convidados pelas Federações Internacionais e esses, muitas vezes não tinham nível para disputar um evento tão grande como as olimpíadas.

Concordo plenamente que todos os 204 membros do Comitê Olímpico Internacional tenham representantes nos Jogos Olímpicos, mesmo que estes não tenham lá um nível muito elevado. Mas lotar cada uma das provas com uma enchurrada de convidados além de baixar o nível da competição e tirar algumas vagas de atletas que realmente estariam capacitados para a medalha, vai contra o movimento atual do Comitê Olímpico que diz que os Jogos Olímpicos não deve mais crescer.

Em Pequim 2008, vimos países com até seis atletas, como a Bolívia, disputando todas suas provas com atletas convidados. O resultado conquistado por eles não está em questão. A questão é que os Jogos ficam inchados e demorados sem ter resultados em troca.

Alguns irão dizer que isso democratiza o evento e que faz evoluir o esporte no país em questão. Democratizar o evento é muito importante, mas precisamos ter mais de 100 atletas na prova dos 50m livre masculino com apenas 50 com chances reais de passar para as semi finais? Salvo engano, foram 13 séries somente desta prova, com os tempos razoavelmente perto de uma vaga para a próxima fase somente a partir da quinta ou sexta série. Vimos em 2000 Eric Mossambano completar os 100m livre da natação num tempo que não o classificaria para os 200m. E isso fez a natação do país em questão, Guiné Equatorial, melhorou?

Em algumas categorias do judô, por exemplo, eram cerca de 35 atletas com oito deles convidados. Isso além de tirar a vaga de países com tradição no judô, coloca alguns atletas nos Jogos Olímpicos em vantagem, por estrearem diante deles. Tudo bem, querem democratizar o judô, por que não fazem um "pré olímpico" entre esses oito atletas convidados para que "apenas" dois disputem o evento e se abram outras seis vagas para os atletas conseguirem classificação.
Outro ponto é o número de atletas. O Comitê Olímpico tem excluído provas e esportes, além de limitar jogadores em algumas modalidades para que o número de atletas não passe dos 10.500 estipulados como número máximo pela entidade. Por que não cortar alguns destes convidados e aumentar o número de esportes, ou de atletas em outras modalidades.

Um terceiro ponto, que eu já vi relatos de alguns jornalistas e atletas, mas nunca me deparei com esse exemplo é realmente deplorável. Governos ditatoriais, ao serem convidados, mandam amigos ou conhecidos de seus chefes de Estado, somente para este se divertir com uma viagem para o outro lado do mundo paga pelo governo. Mas este, pelo que eu percebi, esteve fora de questão em Pequim. Mas, nunca se sabe...

A participação de todos é bem vinda. O esporte tem que abrir espaço para os menores, mas não há necessidade de um país como Burkina Fasso levar atletas no tiro, atletismo, natação e esgrima como aconteceu. Pega esses atletas convidados e coloca num torneio preeliminar com outros atletas do mesmo nível para colocar dois convidados apenas por prova. Além de diminuir os atletas, deixa os convidados com um gosto de vitória nos Jogos, vencendo esse mini pré olímpico, ao invés da vitória ser """"apenas""" estar lá, como é o caso da maioria deles.

Torço para que todos os países tenham, um dia, força no esporte o bastante para levar seus atletas com índices olímpicos. Enquanto isso não acontece, é importante que todos países tenham ao menos um homem e uma mulher participando de qualquer uma das modalidades nos Jogos.
Mas o evento não precisa ser invadido por atletas que tem suas participações bem aquém dos melhores do mundo.

Em Londres, ao que parece, o número de convidados irá aumentar ainda mais.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

S4 OU S5? CLODOALDO SERÁ SEMPRE UM VENCEDOR

COLUNA DO MURILO


No decorrer dessa semana, o brasileiro Clodoaldo da Silva foi envolvido em uma polêmica com o IPC, Comitê Paraolímpico Internacional, que interpreta a deficiência cerebral do nadador como nociva perante aos outros competidores da classificação S4. A natação paraolímpica é dividida em 10 classes que vão da S1, atletas com alto grau de deficiência, à S10, competidores com um menor grau de deficiência.


O "Phelps" brasileiro é detentor de cinco recordes mundiais e nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata. Devido a este alto nível competitivo que o atleta desenvolveu, a IPC resolveu reclassificar o nadador para a categoria acima, a S5. Clodoaldo ficou indignado com a situação e pediu uma intervenção por parte do CPB, Comitê Paraolímpico brasileiro, para os membros da IPC reverem a decisão.




A partir disso, nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, haverá uma reunião entre os dois comitês para decidirem em que classe o brasileiro irá disputar as paraolimpíadas. Esperamos um acerto justo entre duas partes e a permanência de Clodoaldo na categoria que compete há mais de dez anos. O nadador desabafou em seu blog pessoal e disse: "Sei que isso tudo mexe comigo psicologicamente. Mas eu vou lutar muito para que tudo fique bem. Ficar bem é ficar no lugar de onde nunca deveria ter saído, na minha classe original, a S4, na qual compito há dez anos. Afinal, minha deficiência é a mesma e não tenho que mudar de classe pela minha performance. Não vou aceitar injustiças, quero me defender. Estamos falando de alto rendimento."


O Clodoaldo, não importa se for na S4 ou na S5, sempre deverá ser visto pelos brasileiros como um vencedor. Primeiro, um vencedor da vida, pois conseguiu superar a sua deficiência cerebral através do esporte e depois pela sua qualidade invejável dentro das piscinas.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

SÃO PAULO SEM A VELHA EFICIÊNCIA


Coluna do Guilherme

Consegui chegar em casa hoje a tempo de assistir os últimos 25 minutos do jogo entre São Paulo e Atlético-MG e uma pergunta ficou na cabeça: "Onde foi parar o campeão brasileiro?"

O tricolor paulista vencia o jogo, mas de maneira alguma conseguia se impor — claro que isso já seria algo difícil, em se tratando de o jogo ser fora de casa. Porém faltava ao time um dinamismo e um volume de jogo que eram características do ano passado. O São Paulo não mantinha a posse de bola no meio de campo, não possuía alternativas para sair jogando. Hugo (jogador que já elogiei muitas vezes) não concluía uma jogada, Jorge Wagner tentava, mas sem resultado e Richarlyson falhava muito na cobertura.

Fiquei pensando o que aconteceu com o time, tão elogiado na última temporada por sua excelente capacidade de reposição e elenco farto. É estranho pensar que, de fato, os são paulinos (bicampeões brasileiros) agora começam a sentir falta de jogadores como Souza e Leandro — que, apesar de serem jogadores de um desempenho bom para ótimo, nunca foram craques insubstituíveis. (Penso hoje até que Lenílson, ex-tricolor que hoje joga no Galo, poderia ser uma opção para saída no meio campo, uma alteração que poderia ser feita com o mau desempenho dos meio-campistas).

Mas o fato é que as contratações desse ano (leia-se Joílson e Éder Luís) não surtiram efeito. Então cabe uma crítica à diretoria (que está longe de ser incompetente), por não ter agido diante da falta de rendimento dos jogadores contratados. O São Paulo está longe de ser um time endividado ou com pouco dinheiro em caixa, visto que nos últimos três anos o clube venceu uma Libertadores, um Mundial e dois Brasileiros. Então resta perguntar por que não foi identificada a deficiência do time no meio-campo? E, caso tenha sido identificada, por que não foram tomadas as medidas necessárias para solucionar o problema?

Fica claro que tudo isso agora prejudica o time paulista, que entrou na disputa do campeonato como aspirante ao título e agora briga para voltar a ficar entre os quatro primeiros (após o empate com o Atlético, o time caiu para a sexta colocação). Tal empate que o São Paulo não cedeu, mas que aconteceu pelo fato de o time não ter buscado uma vantagem maior na partida e nem cadenciado o jogo com eficiência.

Outros Resultados:

Santos 2 X 0 Vitória

Figueirense 2 X 3 Flamengo

Goiás 4 X 0 Atlético-PR


Jogos de Hoje:

Palmeiras X Sport


Vasco X Cruzeiro


quarta-feira, 3 de setembro de 2008

PAPO DE BLOGUEIRO

Três é demais

Paulo Vinícius Coelho, mais conhecido como PVC, saiu do LANCE! – jornal que ajudou a fundar em 97 – para formar junto com Juca Kfouri e Tostão um trio para ser lido e relido aos domingos, na Folha de São Paulo. Um é cruzeirense e tem talento para tudo que faz – foi campeão mundial com seleção em 70 vestindo a camisa 9, é médico e tem uma visão excepcional do que acontece dentro e fora das quatro linhas; o corintiano, como todo louco, é fanático, mas sabe discernir o preto do branco e os seus textos têm uma enorme influência do também jornalista Graciliano Ramos, fato este assumido pelo maior crítico da Casa Bandida do Futebol (CBF); o palmeirense é o mais novo dos três e é conhecido pela memória impressionante tanto de escalações de times longínquos quanto detalhes que cercaram as pelejas passadas, além de ter enorme conhecimento tático ao ponto de haver brincadeiras a respeito de assumir a seleção no lugar do inexperiente Dunga.
Aos domingos, PVC escreve sobre os acontecimentos da semana e, às segundas-feiras na coluna “Prancheta do PVC” faz análise tática da rodada.

Mero detalhe?

Na segunda-feira, dia 1, Marcos recebeu da Câmara Municipal de São Paulo o título de cidadão paulistano.
O Jornal da Globo e SportvNews utilizaram a mesma reportagem para noticiar o fato. Nada contra. Entretanto, o jornalista Renato Peters que fez a cobertura do evento cometeu um erro que para muitos é mero detalhe, mas para outros, como eu, é um equívoco inadmissível: ao logo da matéria (49s), Peters fala da defesa mais famosa do goleiro – pênalti de Marcelinho Carioca na semifinal da Libertadores de 2000. Mas diz que foi nas quartas-de-final de 99, ano da conquista palmeirense.
Por trabalhar na Rede Globo, maior conglomerado de comunicação do hemisfério sul, não pode cometer um erro grotesco como esse.
Coincidência ou não, na matéria exibida (feita pelo mesmo repórter) no Globo Esporte de terça-feira não há nenhuma menção ao pênalti defendido pelo ídolo palmeirense.

Jornal da Globo:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM876513-7823-GOLEIRO+DO+PENTA+E+HOMENAGEADO+EM+SAO+PAULO,00.html
Faltando quinze rodadas para o fim do Brasileirão, os postulantes ao título estão cada vez mais claros: Palmeiras e Grêmio.
Só não aposto todas as minhas fichas no time gaúcho porque o tricolor enfrenta na 34ª rodada o vice-líder no Palestra Itália, onde o alvi-verde ainda não perdeu no ano e tem o melhor aproveitamento com dez vitórias e um empate no campeonato nacional.