quarta-feira, 3 de setembro de 2008

PAPO DE BLOGUEIRO

Três é demais

Paulo Vinícius Coelho, mais conhecido como PVC, saiu do LANCE! – jornal que ajudou a fundar em 97 – para formar junto com Juca Kfouri e Tostão um trio para ser lido e relido aos domingos, na Folha de São Paulo. Um é cruzeirense e tem talento para tudo que faz – foi campeão mundial com seleção em 70 vestindo a camisa 9, é médico e tem uma visão excepcional do que acontece dentro e fora das quatro linhas; o corintiano, como todo louco, é fanático, mas sabe discernir o preto do branco e os seus textos têm uma enorme influência do também jornalista Graciliano Ramos, fato este assumido pelo maior crítico da Casa Bandida do Futebol (CBF); o palmeirense é o mais novo dos três e é conhecido pela memória impressionante tanto de escalações de times longínquos quanto detalhes que cercaram as pelejas passadas, além de ter enorme conhecimento tático ao ponto de haver brincadeiras a respeito de assumir a seleção no lugar do inexperiente Dunga.
Aos domingos, PVC escreve sobre os acontecimentos da semana e, às segundas-feiras na coluna “Prancheta do PVC” faz análise tática da rodada.

Mero detalhe?

Na segunda-feira, dia 1, Marcos recebeu da Câmara Municipal de São Paulo o título de cidadão paulistano.
O Jornal da Globo e SportvNews utilizaram a mesma reportagem para noticiar o fato. Nada contra. Entretanto, o jornalista Renato Peters que fez a cobertura do evento cometeu um erro que para muitos é mero detalhe, mas para outros, como eu, é um equívoco inadmissível: ao logo da matéria (49s), Peters fala da defesa mais famosa do goleiro – pênalti de Marcelinho Carioca na semifinal da Libertadores de 2000. Mas diz que foi nas quartas-de-final de 99, ano da conquista palmeirense.
Por trabalhar na Rede Globo, maior conglomerado de comunicação do hemisfério sul, não pode cometer um erro grotesco como esse.
Coincidência ou não, na matéria exibida (feita pelo mesmo repórter) no Globo Esporte de terça-feira não há nenhuma menção ao pênalti defendido pelo ídolo palmeirense.

Jornal da Globo:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM876513-7823-GOLEIRO+DO+PENTA+E+HOMENAGEADO+EM+SAO+PAULO,00.html
Faltando quinze rodadas para o fim do Brasileirão, os postulantes ao título estão cada vez mais claros: Palmeiras e Grêmio.
Só não aposto todas as minhas fichas no time gaúcho porque o tricolor enfrenta na 34ª rodada o vice-líder no Palestra Itália, onde o alvi-verde ainda não perdeu no ano e tem o melhor aproveitamento com dez vitórias e um empate no campeonato nacional.

2 comentários:

Murilo Borges disse...

Bacana a coluna!

Guilherme Amorim de Souza disse...

Boa coluna...

só naum peguei pq o Juca é louco e, por conseguinte, fanático....

abraço