sexta-feira, 5 de setembro de 2008

S4 OU S5? CLODOALDO SERÁ SEMPRE UM VENCEDOR

COLUNA DO MURILO


No decorrer dessa semana, o brasileiro Clodoaldo da Silva foi envolvido em uma polêmica com o IPC, Comitê Paraolímpico Internacional, que interpreta a deficiência cerebral do nadador como nociva perante aos outros competidores da classificação S4. A natação paraolímpica é dividida em 10 classes que vão da S1, atletas com alto grau de deficiência, à S10, competidores com um menor grau de deficiência.


O "Phelps" brasileiro é detentor de cinco recordes mundiais e nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata. Devido a este alto nível competitivo que o atleta desenvolveu, a IPC resolveu reclassificar o nadador para a categoria acima, a S5. Clodoaldo ficou indignado com a situação e pediu uma intervenção por parte do CPB, Comitê Paraolímpico brasileiro, para os membros da IPC reverem a decisão.




A partir disso, nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, haverá uma reunião entre os dois comitês para decidirem em que classe o brasileiro irá disputar as paraolimpíadas. Esperamos um acerto justo entre duas partes e a permanência de Clodoaldo na categoria que compete há mais de dez anos. O nadador desabafou em seu blog pessoal e disse: "Sei que isso tudo mexe comigo psicologicamente. Mas eu vou lutar muito para que tudo fique bem. Ficar bem é ficar no lugar de onde nunca deveria ter saído, na minha classe original, a S4, na qual compito há dez anos. Afinal, minha deficiência é a mesma e não tenho que mudar de classe pela minha performance. Não vou aceitar injustiças, quero me defender. Estamos falando de alto rendimento."


O Clodoaldo, não importa se for na S4 ou na S5, sempre deverá ser visto pelos brasileiros como um vencedor. Primeiro, um vencedor da vida, pois conseguiu superar a sua deficiência cerebral através do esporte e depois pela sua qualidade invejável dentro das piscinas.

3 comentários:

Guilherme Amorim de Souza disse...

Disse tudo rapaz...

Caio Carrieri disse...

mandou mto =)

Maurício Batista Destri disse...

Ele não parece o aloísio ex-são paulo?

Bom, como ele já ganhou tudo que pode na categoria 4, creio que empurrar seus limites e re-classifica-lo para uma categoria acima é o melhor a fazer. Clodoaldo é sim deficiente, mas claramente menos limitado que seus concorrentes na 4. Não acho certo a indignação dele.