quinta-feira, 4 de setembro de 2008

SÃO PAULO SEM A VELHA EFICIÊNCIA


Coluna do Guilherme

Consegui chegar em casa hoje a tempo de assistir os últimos 25 minutos do jogo entre São Paulo e Atlético-MG e uma pergunta ficou na cabeça: "Onde foi parar o campeão brasileiro?"

O tricolor paulista vencia o jogo, mas de maneira alguma conseguia se impor — claro que isso já seria algo difícil, em se tratando de o jogo ser fora de casa. Porém faltava ao time um dinamismo e um volume de jogo que eram características do ano passado. O São Paulo não mantinha a posse de bola no meio de campo, não possuía alternativas para sair jogando. Hugo (jogador que já elogiei muitas vezes) não concluía uma jogada, Jorge Wagner tentava, mas sem resultado e Richarlyson falhava muito na cobertura.

Fiquei pensando o que aconteceu com o time, tão elogiado na última temporada por sua excelente capacidade de reposição e elenco farto. É estranho pensar que, de fato, os são paulinos (bicampeões brasileiros) agora começam a sentir falta de jogadores como Souza e Leandro — que, apesar de serem jogadores de um desempenho bom para ótimo, nunca foram craques insubstituíveis. (Penso hoje até que Lenílson, ex-tricolor que hoje joga no Galo, poderia ser uma opção para saída no meio campo, uma alteração que poderia ser feita com o mau desempenho dos meio-campistas).

Mas o fato é que as contratações desse ano (leia-se Joílson e Éder Luís) não surtiram efeito. Então cabe uma crítica à diretoria (que está longe de ser incompetente), por não ter agido diante da falta de rendimento dos jogadores contratados. O São Paulo está longe de ser um time endividado ou com pouco dinheiro em caixa, visto que nos últimos três anos o clube venceu uma Libertadores, um Mundial e dois Brasileiros. Então resta perguntar por que não foi identificada a deficiência do time no meio-campo? E, caso tenha sido identificada, por que não foram tomadas as medidas necessárias para solucionar o problema?

Fica claro que tudo isso agora prejudica o time paulista, que entrou na disputa do campeonato como aspirante ao título e agora briga para voltar a ficar entre os quatro primeiros (após o empate com o Atlético, o time caiu para a sexta colocação). Tal empate que o São Paulo não cedeu, mas que aconteceu pelo fato de o time não ter buscado uma vantagem maior na partida e nem cadenciado o jogo com eficiência.

Outros Resultados:

Santos 2 X 0 Vitória

Figueirense 2 X 3 Flamengo

Goiás 4 X 0 Atlético-PR


Jogos de Hoje:

Palmeiras X Sport


Vasco X Cruzeiro


Um comentário:

Murilo Borges disse...

poxa gui, surpreenderu mano.

Acho que falou muito bem do sitema tático do são paulo e das carências.

Abraço