segunda-feira, 22 de setembro de 2008

QUE ANO EIN!

Coluna do Renato

O ano de 2008 ainda não acabou, mas bem que poderia passar mais rápido ou simplesmente ser esquecido por Renato Gaúcho e Cuca. A temporada definitivamente não foi boa para esses dois treinadores, que tiveram um começo bastante promissor. Cuca chegou a vencer a Taça Rio pelo Botafogo contra o Fluminense, porém participou de um dos episódios mais deprimentes do futebol nos últimos anos, ao perder o título do estadual para o Flamengo. As cenas dos jogadores chorando no vestiáro e na coletiva de imprensa após a partida foram lamentáveis e sem cabimento. A reclamação era por um erro de arbitragem, que de fato ocorreu, mas certamente não mudaria o resultado final do jogo, que foi dominado pelo rubro-negro. A partida terminou 3 a 1 para o time da Gávea.
Enquanto isso Renato Gaúcho vivia um grande momento pelo Fluminense, ao avançar para as fases finais da Libertadores. O treinador chegou a grande final da taça, disputada contra a LDU, e foi ai que o seu fracasso teve início. Isso porque Renato adotou uma postura bastante arrogante, não só no jogo decisivo no Maracanã, quando afirmou ter certeza de que o título viria, mas também quando venceu o Boca Juniors e disse aos argentinos: "Muito prazer, nós somos o Fluminense." Essa foi a resposta dada aos hermanos ao fato de eles não conhecerem muio bem o clube carioca. Mas por que deveriam conhecer? Qual é a tradição do Fluminense na Libertadores? Bom, o que eu sei é que o Boca Juniors é simplesmente hexacampeão do torneio, enquanto o tricolor carioca o disputou por duas vezes apenas.
Já Cuca saiu do Botafogo e pouco tempo depois voltou, sem dar muitas explicações. A equipe caiu de rendimento no Brasileiro e sua saída foi inevitável. Então, o técnico azarão foi respirar novos ares na Vila Belmiro, onde não obteve sucesso. Não conseguiu tirar o Santos da zona do rebaixamento e após uma seqüência de péssimos resultados, deixou o peixe. Pouco tempo depois, no entanto, estava no Fluminense para substituir Renato Gaúcho ( vejam vocês) e tirar o time da zona da degola. Afinal, após a perda da Libertadores, Renato não cumpriu sua promessa de tirar o time dessa situação, que já era ruim no Brasileiro, e muito menos levá-lo para os 4 primeiros colocados. Para finalizar a tragédia, o técnico fanfarrão agora está no comando do Vasco, lutando para não deixar o time cair.
Parece que os dois treinadores não conseguem escapar da Série B. Será que seus destinos já foram traçados e não há como escapar, como naquele filme "Premonição"?
Não, acho que não...

5 comentários:

Guilherme Amorim de Souza disse...

Boa Renatinho, só achei que vc foi meio desrespeitoso em algumas colocações.

Até entendo que o Cuca falhou no Botafogo, mas no Santos não tinha muito o que fazer, o elenco não é grande coisa e o clube está com muitos problemas, só o Kléber Pereira e mais uns dois ali que salvam.

Abraço

Murilo Borges disse...

Gostei mlk!!

Fugiu do normal de paenas relatar os fatos hehehe

Abraço

Renato G. Rodrigues disse...

Mas após a saída do Cuca o time melhorou bastante, já está fora da zona do rebaixamento. O elenco é o mesmo, então acho q era o treinador que não estava fazendo um bom trabalho

Renato G. Rodrigues disse...

Também acho q não fui desrespeitoso com ninguém, apenas tracei a trajetória dos dois técnicos ao longo desse ano. Renato Gaúcho, na minha opinião, é e foi arrogante. Já o Cuca, sem dúvida, teve um ano infeliz. Os resultados provam.

Unknown disse...

bom texto amor!!!

beijão!