terça-feira, 30 de setembro de 2008

O Esporte É Direito De Todo Cidadão

COLUNA DO RENATO

O Complexo Esportivo do Ibirapuera é composto por dois ginásios, um que abriga grandes eventos como jogos da seleção brasileira de vôlei, chamado Geraldo José de Almeida, e outro de menores dimensões, o Mauro Pinheiro. A estrutura não é formada apenas por eles, longe disso. Há também o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, constituído por uma piscina olímpica e outra usada para saltos ornamentais, a Arena Olímpica de Judô, duas quadras de basquete, salas de musculação e um estádio de futebol com uma pista de atletismo. Um espaço bastante interessante é o “Sistema de Condicionamento Físico Antarctica”, onde as pessoas têm a oportunidade de fazer fisioterapia, massagens e ter um acompanhamento médico. Um tratamento dado a atletas profissionais, mas que pode ser feito para qualquer associado do Complexo.
Como se associar?
Para que se possa praticar as atividades físicas oferecidas, basta fazer a inscrição na Secretaria de Cursos. O interessado deve levar uma foto 3x4, xérox do RG e atestado médico. As opções de esportes são muito variadas, são cerca de 22 modalidades, das mais populares até as menos praticadas, como Arco e Flecha, Esgrima, Frissbee e Kung Fu. Segundo Ismael dos Santos, responsável pelo setor de locações e há 16 anos no Ibirapuera, toda a estrutura é destinada para a comunidade e tudo o que se pratica é gratuito, com acompanhamento de um profissional da área, que dá aulas duas vezes por semana. O seu funcionamento é de segunda a sexta, das 7 h 30 às 22 h 30.
Ismael disse que o que há de mais interessante é um projeto chamado Centro de Excelência, que consiste em uma peneira de várias modalidades realizadas todos os anos. O objetivo é selecionar os atletas que tiverem melhor rendimento para terem todo o apoio do Governo, que é quem administra o Complexo. Serão oferecidas bolsas de estudo, alimentação e moradia, no próprio Ibirapuera. “O projeto é uma vitrine porque dá a oportunidade dos atletas aparecerem e serem contratados por algum clube. Grandes nomes surgiram a partir dele, como Tiago Camilo, Jadel Gregório e Maurrem Maggi. Muitos ainda continuam treinando aqui”, afirmou o experiente funcionário. Esse tipo de incentivo faz com que todos tenham oportunidade de se tornar atletas, pois a seleção que é feita ao final de todos os anos é aberta para qualquer um que tenha a sua carteirinha, isto é, que seja inscrito em algum curso.
O especialista em locações reconhece que ainda há muito o que melhorar na infra – estrutura do local, principalmente em relação às piscinas, que há tempos não passam por uma reforma, entretanto, há muito do que se orgulhar. Segundo ele, o ponto forte do Ibirapuera ­é o atletismo e afirma: “A nossa pista recebe eventos internacionais e está entre as 5 melhores do país”.
Perguntado sobre a freqüência e a procura das modalidades, garantiu que quase todos os esportes têm um bom número de praticantes, mas que os treinos mais freqüentados são os de musculação e de natação. Para quem se interessar, além de treinar, é possível alugar centros esportivos nos finais de semana, como a pista de atletismo ou o campo de futebol, porém não é gratuito. Isso porque nesse período as instalações estão fechadas e para que sejam abertas, há um custo extra para o Governo.
Para ele, a finalidade do Complexo Esportivo do Ibirapuera é atender à população e incentivar a prática esportiva, portanto o profissionalismo acaba sendo uma conseqüência disso. Aqueles que querem ter o esporte como profissão terão todo o apoio necessário e os que quiserem se utilizar de suas instalações como forma de lazer serão muito bem vindos. Pode se concluir que o objetivo é disponibilizar para o povo um clube público.







3 comentários:

Murilo Borges disse...

Sensacional GR

Muito bom mesmo mano.

Abraços

Guilherme Amorim de Souza disse...

vai tirar dez no wladirzão hein

Caio Carrieri disse...

very nice!