segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Campeonato Brasileiro 2008 - 17ª rodada

G-4 tem nova formação, Flamengo decepciona de novo e Grêmio dispara na liderança.


Na antepenúltima rodada do primeiro turno do Brasileirão 2008, as coisas já vão ficando mais claras em relação aos times que efetivamente brigarão pelo título nacional e pelas vagas nas competições sul-americanas, além claro, dos destaques negativos, que possivelmente amargarão a série B do ano que vem. No início do campeonato, o Flamengo era tido como franco-favorito ao título, ao lado claro, de Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro e o próprio Grêmio, que se beneficiou pela queda de rendimento do time carioca para assumir a liderança isolada do Brasileiro. Até aqui então, não tivemos tantas surpresas positivas assim, com exceção talvez do Vitória, que hoje figura em 5º lugar, na frente do Flamengo, já que não vence desde o clássico do dia 13/07 contra o Vasco e ontem perdeu mais uma, desta vez de virada, do Cruzeiro.


A 17ª rodada foi perfeita para os quatro primeiros colocados: Grêmio e Cruzeiro, líder e vice-líder, com 35 e 33 pontos, respectivamente, venceram seus jogos, e Palmeiras e São Paulo, 31 e 30, que também venceram bem na tarde de ontem. O Palmeiras volta ao G-4 depois de duas rodadas fora e o Tricolor debuta na 4ª posição. No ano passado, nesta mesma 17ª rodada, o Botafogo empatava com o Paraná e passava a liderança ao São Paulo, que se manteria na posição até o fim do campeonato. Este ano, porém, as coisas estão bem mais complicadas, já que os times da ponta estão muito mais equiparados do que em 2007, quando Flamengo aparecia na lanterna do campeonato, Palmeiras ainda não havia se firmado e o Botafogo era o time que mais tinha bala na agulha contra o São Paulo, mas que após a derrota por 2 a 0 para o time paulista, entraria numa queda livre e terminaria o campeonato somente em nono colocado.


A rodada do meio da semana promete. O Palmeiras enfrenta o Vitória no Palestra, enquanto o São Paulo pega o Fluminense fora, com transmissão da BAND e GLOBO, as 21h45. Para o líder Grêmio, a parada não será das mais difíceis, já que enfrenta o lanterna Ipatinga no Olímpico. Já na quinta, as 20h30, temos um clássico nacional entre Cruzeiro e Inter, que jogam no Mineirão.

Ipatinga x Palmeiras

Valdívia deixa claro que não há magoas com o treinador


Com dois gols do chileno Valdívia, que recentemente vinha sendo criticado por más atuações, o Palmeiras venceu o fraco Ipatinga pelo placar de 2 a 1. O primeiro gol saiu logo aos 12 minutos, quando o meia recebeu cruzamento na medida de Élder Granja para marcar de cabeça. No segundo tempo Valdívia ainda fez um belo gol, driblando dois zagueiros e batendo no canto do goleiro Fred (detalhe para a comemoração, em que o artilheiro foi correndo abraçar Luxemburgo, que na ultima quarta-feira criticou a atitude do jogador, que ao ser substituído, foi direto ao vestiário). No fim do jogo o time mineiro ainda descontou, mas foi só.

São Paulo x Vasco da Gama

Rogério comemora seu primeiro gol de falta no ano


A estréia do atacante André Lima não podia ter sido melhor. Logo no primeiro tempo, anotou dois gols (em impedimento) e abriu a goleada. Os outros dois foram marcados pelo experiente Rogério, em um belo gol de falta (não marcava desde a vitória contra o Sport, em 28 de outubro do ano passado), e de pênalti (o 3º na temporada). Rogério dedicou os gols as filhas, que nasceram em 2004 e já viram o pai ser campeão da Libertadores, Mundial, Paulista e Bi-campeão Brasileiro.

Flamengo x Cruzeiro

De virada, o time mineiro conseguiu boa vitória contra o Fla, que amargou mais uma derrota no Brasileiro. Guilherme e Rômulo anotaram para o time do Cruzeiro enquanto o atacante estreante Vandinho fez o único gol do Rubro-negro. No fim do jogo o atacante Diego Tardelli fraturou o braço em dividida, e como o técnico Caio Júnior já tinha efetuado as 3 substituições, o time jogou com 10 até o fim da partida. Com a vitória o Flamengo caiu para a 6ª colocação, enquanto que o Cruzeiro manteve-se na vice-liderança.

Olimadas

A 4 dias do inicio das Olimpíadas e a 3 da estréia do Brasil nas Olimpíadas de Pequim, o time verde e amarelo treina em Shenyang, na China, para o jogo contra a Bélgica, que acontece nesta quinta-feira, as 6 da manhã (horário de Brasília). Após magra vitória por 2 a zero contra o Vietnã, o Brasil treinou na tarde deste domingo sem o zagueiro Thiago Silva (Fluminense), que sentiu a panturrilha e saiu logo aos 20 minutos do amistoso contra os vietnamitas. Apesar do ocorrido, o zagueiro fará sua estréia nas Olimpíadas ao lado de Alex Silva, contra a Bélgica.

Curiosidade

Ficou famoso na Internet o vídeo do jogador Radoslav Kovac, do Spartak Moscou, que, no clássico contra o Lokomotiv, deu uma entrada dura em um torcedor do time adversário que invadiu o campo. O mais interessante é que o jogador recebe cartão amarelo (?!) e não há policiamento algum, então o torcedor fanfarrão simplesmente senta na lateral de campo e assiste ao jogo...


Maurício Destri escreve às segundas-feiras