quinta-feira, 14 de agosto de 2008

MADRUGADA OLÍMPICA, CRITICISMO E CRESCIMENTO

Coluna do Guilherme

Antes de mais nada, desculpando-me pelo atraso da coluna, mas acabei resolvendo esperar o Brasil encerrar a participação nos eventos de ontem e acabei cansado demais para fazer a coluna logo em seguida. Porém, aqui está...

E de quem falar primeiro?


Claro que dele! César Cielo, o mais novo medalhista Olímpico do nosso país. Mas não é apenas isso, ele vence a primeira medalha na natação desde 2000.
(lembrando que nessa madrugada ele se tornou recordista na prova dos 50m livre, mesmo que por pouco tempo, já que na bateria seguinte o nadador francês superou a marca do brasileiro, por um centésimo)
Apesar disso, tem um porém (pois sempre tem um porém), o dia nem teve tempo de passar direito do zênite e já tem gente exercitando aquele criticismo básico com relação às conquistas do Brasil nesses jogos de Pequim.
Esse comportamento, das pessoas comuns, e, principalmente, de alguns apresentadores e comentaristas dos jogos, acaba por diminuir todos os esforços da delegação brasileira que, na maioria absoluta dos esportes, não tem incentivo nem verba o suficiente para fazer o trabalho de forma mais eficiente. Ainda assim eles fazem o melhor possível.
Claro que eu concordo que o Brasil decepcionou em um ou outro esportes mas essa afirmação já se justifica simplesmente por terminar em "esporte". A derrota faz parte dos jogos, temos de lembrar sempre que todos estão sujeitos a vencer ou perder, principalmente pelo nível absurdo de competitividade que está presente nas Olimpíadas.
Além disso, todos sabemos que o nosso país não é nenhuma super-potência nos esportes (a exceção do futebol e do volêi, mesmo com a recente derrota para a Rússia, mas que não vem ao caso). O importante é a evolução, e sei que estou apenas reiterando o tema que o Guilherme Giorgi já levantou em um comentário recente.
Finalizando, quero deixar minha posição de que, para podermos comemorar mais vitórias nas próximas Olimpíadas, precisamos de incentivo ao esporte, não é o suficiente que sempre tenha de haver um atleta extremamente bem-sucedido em um certo esporte para que tal modalidade se alavanque. Falando sempre do mesmo, falta incentivo do governo ao esporte (mais, muito mais), falta a mídia saber ressaltar a importância do CRESCIMENTO do esporte no Brasil e também falta a mudança de mentalidade das pessoas (apesar de ser muito mais difícil do que os outros itens, mas em conjunto com o resto se torna fácil de conseguir).

3 comentários:

Caio Carrieri disse...

Boa coluna Gui!

Murilo Borges disse...

Gostei mlk !!!

Faltou um dado, apenas. Foi o primeiro brasileiro a ter um recorde olimpico, o primeiro a andar na raia 4 em uma semi-final.

É um monstro, força Cesão!!!!

Murilo Borges disse...

CESÃO É FODA!!!!