sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O BRASIL NAS OLIMPÍADAS

COLUNA DO MURILO!



Bom dia a todos, estou de volta!

Agora estou no clima das Olimpiadas. Todos que amam esportes estão aflitos esperando o começo dos maiores Jogos Olímpicos de todos os tempos que tem início hoje na China. Foram construídos novos estádios e complexos esportivos com a melhor infra-estrutura possível e o gasto de tudo isso superou os 40 bilhões de dólares, quantia quatro vezes maior do que a gasta nos Jogos de Atenas em 2004.

Abaixo, farei uma análise rápida de cada esporte que o Brasil tem chances de medalhas nas Olimpíadas de Pequim. Para não ficar cansativo, dividirei em duas partes essa crítica sobre o possível desempenho dos atletas brasileiros na China. Os cinco primeiros esportes que analisarei seguem abaixo e os outros serão analisados no sábado.

ATLETISMO


Temos chance em apenas quatro competições e será difícil conseguirmos um ouro nessa modalidade. Jadel Gregório que compete no salto triplo não atravessa uma boa fase nesse ano e seu melhor salto foi apenas 17,28 o que praticamente o deixa fora de uma final olímpica. Ele e seu técnico esperam um salto acima dos 17,90 para brigar por uma medalha. Fabiana Murer, salto com vara, tem boas chances de brigar pelo bronze e pode até conseguir uma prata caso bata seus recordes pessoais e salte acima de 4,80 metros, o ouro já está nas mãos da bela russa, Yelena Ysinbayeva. Maurren Maggi, salto em distância, é a que tem a maior chance de subir no ponto mais alto do pódio. Ela atravessa uma das melhores fases da sua vida como atleta e se considera muito amadurecida após o envolvimento com o doping em 2004 que ela jura, até hoje, que não usou nada. E, por último, os nossos maratonistas que brigarão por um pódio, principalmente com os atletas Frank Caldeira e Marilson dos Santos.

FUTEBOL

Ambas as seleções têm a possibilidade de ganhar o ouro nessa modalidade. Os dois estão entre os favoritos para vencer essa competição e enquanto a esquadra feminina conta com o talento de Marta e Cristiane, o masculino possui a magia de Ronaldinho Gaucho e Alexandre Pato.

GINÁSTICA ARTÍSTICA

As maiores chances estão nos saltos de Jade Barbosa e Diego Hipólito, ambos são favoritos a ganharem medalhas na prova do solo. Jade também competirá no Individual Geral e no salto sobre o cavalo, prova essa que ela tem boas chances de conquistar uma medalha. O brasileiro não teve um ano muito bom, pois operou o joelho e também sofreu com a dengue quando tentava se preparar para os Jogos de Pequim. Por causa desses problemas durante a preparação ele abdicou de disputar a prova do salto sobre o cavalo na Olimpíada, fará apenas um salto para tirar o peso dos ombros por participar de sua primeira Olimpiada.

HIPISMO

O Brasil sempre entra nas competições de Hipismo competindo por medalhas. Nossos cavaleiros e amazonas são muito competitivos e poderão nos trazer alegrias tanto nas competições individuais como nas em grupo que começam na noite de sexta-feira.

TAEKWONDO


A lutadora Natália Falavigna, campeã mundial em 2007, é a única esperança de medalha para o Brasil nesse esporte. Após a decepção no Pan-Americano do Rio de Janeiro, onde foi precocemente eliminada, ela quer dar a volta por cima nesses Jogos Olímpicos.

Um comentário:

Unknown disse...

Ótimo texto, foto ridícula!

Parabéns a todos pela iniciativa. Sempre é bom manter um espaço para discussão e análise de temas referente ao mundo esportivo.

Contam com todo o meu singelo e inútil apoio!

Saudações Corinthianas!

Bruno Camarão