quarta-feira, 6 de agosto de 2008

TROCA DE TÉCNICOS: BOM OU RUIM?

COLUNA DO RENATO



Até que ponto a troca de treinadores é prejudicial para uma equipe?
Muito se reclama da falta de seqüência que é dada para a comissão técnica de uma equipe, porém nem sempre a continuidade de um trabalho garante o seu sucesso. É preciso analisar diversos fatores, como a confiança que os atletas têm no seu comandante, o apoio da torcida e o que de fato está sendo feito. Ter paciência e tolerância com certeza é fundamental, desde que quem está no comando faça por merecer. Evidente que os resultados nem sempre representam a realidade e nesse caso é bom que se dê tempo para que eles apareçam, com o ajuste de detalhes.
O Botafogo não hesitou ao trocar Geninho por Ney Franco, já que a equipe alvinegra estava namorando a zona do rebaixamento. Não havia reação dos jogadores, por isso optou-se por mudar o planejamento. Ao assumir o time da estrela solitária, Ney acertou o esquema tático, o sistema defensivo melhorou e passou a tomar menos gols. Melhor ainda, começou a fazer gols, como o jogo contra o Ipatinga, 4 a 0, Atlético MG, 4 a 0 e a última goleada foi contra o Atlético PR, na Arena da Baixada, por 3 a o. São resultados expressivos e que mosram a evolução do time carioca no Brasileirão. Hoje ocupa a 9ª colocação e está a 5 pontos do São Paulo, que o 4° colocado. Amanhã enfrenta o Figueirense, pela 18ª rodada do campeonato, em Florianópolis, e tem a chance de se aproximar da zona da libertadores. O jogo é de 6 pontos, já que o Figueira está a um ponto do Fogão.
O Flamengo se manteve na liderança por mais de 10 rodadas, até que Caio Jr recebeu uma proposta para deixar o rubro-negro e a equipe despencou, já é o 6° colocado. Maldade dizer que o mal rendimento é culpa do treinador, já que saíram do clube Renato Augusto, Marcinho e Souza. O mais prudente a se fazer é esperar uma recuperação, que poderá comprovar a competência anteriormente motrada. Crédito Caio Jr tem, pelo começo extraordinário com mais de 70% de aproveitamento. Por isso merece uma chance de se recuperar, sem a desculpa dos desfalques. já que todos os clubes perdem jogadores com a abertura da janela européia.

A solução sem dúvida era poder segurar os craques do campeonato, mas como isso é bastante improvável, cabe aos treinadores saber como lidar com as perdas e "descobrir" grandes promessas.

É, não está fácil para ninguém, Caio Jr, o que resta é trabalhar.

Um comentário:

Murilo Borges disse...

Até que enfim uma coluna eim man