sexta-feira, 29 de agosto de 2008

OS VERDADEIROS CAMPEÕES DAS OLIMPÍADAS

COLUNA DO MURILO



Este blog já é caracterizado pela crítica à mídia e o jeito como os grandes veículos de imprensa exploram os eventos esportivos no mundo. Criticamos, aqui no Toque de Classe, o abandono, por parte da imprensa, aos atletas brasileiros que não ganharam uma medalha olímpica. Afinal, é muito fácil ganhar uma final.


Quantas vezes ouvimos, "Eu não perderia aquele gol", "Eu usaria a tábua melhor", "Eu largaria na frente", etc. Os veículos midiáticos são piores ainda! Quem acompanhou a Maratona Aquática pela Sportv sabe o que estou falando. As brasileiras, Ana Cunha (apenas 16 anos!) e Poliana Okimoto, estavam no bloco da frente e o empolgado narrador já dizia: "Elas vão ganhar, vai dar medalha para o Brasil, vai ser ouro......" só faltou soltar a vinheta. Mal sabia ele da russa, invicta na cometição desde 2005 e com mais de 20 vitórias consecutivas, e das britânicas que lideraram a prova do começo ao fim e terminaram na segunda e terceira colocação.


O problema dessa narração pífia é que os leigos no esporte (maratona aquática, no caso) que estão assistindo em suas casas a competição criaram uma expectativa enorme em cima das atletas que não conseguiram um lugar no pódio, apesar das ótimas quinta e sétima posições.


Na realidade não ia escrever sobre isso, mas me empolguei e relatei um pouco do acontecimento....


O meu foco são os atletas que não têm como se preparar para os Jogos. Darei o exemplo de quatro valentes esportistas que lutaram até o fim nas Olimpiadas e que não são lembrados por nós brasileiros. São eles: Yane Marques (Pentaltlo Moderno), Paulo Carvalho (Boxe), Marily dos Santos (Maratona) e Welisson Silva (Levantamento de Peso).


Contarei uma curiosidade negativa que aconteceu com cada um nessa Olimpíadas.


Yane Marques - a valente brasileira, campeã pan-americana em 2007, não teve como participar da Esgrima com o seu equipamento completo que não chegou na China. A menina teve que usar o tênis do seu técnico (cinco números maior) e mesmo assm teve um bom desempenho. Vale lembrar que a garota foi chamada de amarelona por alguns sites, informação de Guilherme Giorgi. Alguém ouviu um elogio sobre a sua participação nas Olimpíadas?


Paulo Carvalho - o ajudante de servente do ABC paulista chegou as quartas-de-final das Olimpíadas. O atleta ganha 600 reias no seu trabalho em um condomínio de Santo André, mora com sua mulher e filho. Como será a vida desse rapaz de 22 anos daqui para frente? Igual a de antes. APOIO BRASIL, POR FAVOR APOIE O ESPORTE! Alguém ouviu um elogio sobre a sua participação nas Olimpíadas?


Marily dos Santos - a maratonista brasileira, natural de Alagoas, teve probelma com o seu uniforme também. As suas roupas não chegaram! (Que beleza, diria Milton Leite) A alagoana correu com o grande uniforme do seu amigo Frank Caldeira, outro maratonista. Ela terminou a prova em 51º lugar. Alguém ouviu um elogio sobre a sua participação nas Olimpíadas?


Welisson Silva - Primeiramente, o mineiro de Viçosa encerrou um jejum de 12 anos sem particiantes brasileiros no levantamento de peso. Só isso já é um grande ganho. Welisson não conseguiu levantar 162 quilos e a barra caiu sobre seu corpo em uma das tentativas, esta cena foi motivo de chacota por diversos portais brasileiros. Que tal, antes de publicarem essas notícias depreciando o trabalho dos brasileiros, a imprensa fosse mostrar as condições de treino desses atletas. Alguém ouviu um elogio sobre a sua participação nas Olimpíadas?


É gente, a coisa está difícil.

4 comentários:

Guilherme Giorgi Costa disse...

Grande murilão
Entao, vi ela sendo chamada de amarelona em massa na comunidade do orkut..um absurdo.... e sao exatamewnte akeles que nao acompanham esportes durante 4 anos, compram um guia das olimpiadas na semana da abertura e ve que temos uma campea pan-americana...ai eles acham q ela eh obrigada a levar medalha!

Concordo com tdo na meteria
Parabenss mano!
Abraços!

Murilo Borges disse...

http://www.futebolnews.com/home/com_papodeboleiro2.asp

Papo de Boleiro no site FutebolNews

ricardo disse...

Apreciei o tom da abordagem do colunista em relação a atletas brasileiros que fracassaram nas olimpíadas .Mas a questão vai além disso.Será q o Brasil deveria ter enviado esses atletas à China?O Brasil deveria ter gasto dinheiro público para isso?Acho q o dinheiro a ser gasto deve ser investido na massificação da prática do esporte(qualquer um!!!)aqui no brasil.Medalhas serão consequencia desse investimento.
Concordo com muitas opiniões desse blog , assim como discordo de várias delas....(principalmente de um saopaulino fanatico q dele faz parte( alias parabens pela coluna de segunda , muitissimo bem escrita)mas tenho acompanhado e admirado a opinião de todos que fazem parte deste blog.

Murilo Borges disse...

Obrigado pelo comentário.