segunda-feira, 25 de agosto de 2008

De Segunda!

As Olimpíadas de 2008 acabaram. A evolução no esporte continua e os investimentos são ilimitados. O Brasil corre atrás.


O encerramento foi quase tão bonito quanto a abertura. Claro em menor escala, mas a cerimônia que fechou os Jogos Olímpicos de 2008 estipulou uma meta bem alta para os organizadores de 2012. Com mais de 40 bilhões de dólares gastos (100 milhões somente nas cerimônias de abertura e encerramento), a China mostrou ao mundo que não está de brincadeira quando se diz que os EUA perderão o posto de nação mais poderosa do planeta. Perfeita em termos de organização e segurança, as Olimpíadas mostraram muito mais do que o aparecimento de uma nova potência; revelou que investimentos em termos financeiros trazem sim retornos em conquistas. Que diga a Grã Bretanha, que passou a maior parte dos jogos em 3º no quadro de medalhas, sendo ultrapassada somente no penúltimo dia pela Rússia. Como próxima sede olímpica, Londres quer ver seus atletas fazendo bonito, e para isso os investimentos nos mais variados esportes são quase ilimitados, tanto que nas escolas britânicas, os alunos que se destacam praticando alguma modalidade recebem ajuda do governo.


Bolt: faz 100 metros em 9,69 segundos, o mais rápido da história

Vimos de tudo. De atletas consagrados se firmando ainda mais, atletas desconhecidos se fazendo notar, ícones com participação apagada e times decepcionando nas finais, como aconteceu com brasileiros em certas modalidades.
No vôlei, por exemplo, tanto na areia quanto na quadra, os homens fizeram grandes jogos, mas na hora de decidir acabaram permitindo que americanos se sobressaíssem. Infelizmente para o Brasil, a organização dos jogos não permitiu que houvesse uma final na areia entre duas duplas do mesmo país, forçando uma semifinal brasileira. Fábio e Márcio acabaram levando a melhor, foram para a final e perderam para os EUA. Quem sabe se Ricardo e Emmanuel não tivessem conseguido a vaga, acabariam levando o ouro? As meninas sim, fizeram jogos espetaculares durante a competição e não se deixaram vencer e o hino brasileiro foi tocado pela última vez em Pequim.

A afegã Robina Muqimyar, que correu os 100 metros rasos com véu.

São tantos os destaques, fiascos e surpresas que talvez seja melhor elaborarmos uma lista de atletas que merecem ter seus nomes citados – tanto negativa como positivamente.

Mandou Bem!

Michael Phelps – O nadador americano tido como “o maior atleta de todos os tempos” foi impecável. Ganhou todas as medalhas que disputou e agora tem 14 medalhas de ouro em olimpíadas.

Kobe Bryant – O cestinha da final foi de novo Dwyane Wade, mas Kobe realmente é um jogador para se entregar a bola na mão e assistir jogar. Maior astro do basquete atual, sem dúvidas.

Rafael Nadal – O novo numero um do mundo confirmou o favoritismo e venceu nas simples. Vai ser difícil Federer voltar a liderar o ranking de novo.

Cristiane – Apesar da prata, a atacante do Brasil passou de figurante ao lado de Marta, para a protagonista na maioria dos jogos da Seleção Feminina de Futebol. A jogadora lutou muito, até a exaustão, e apesar de jogar ao lado da melhor do mundo, não se deixou esconder pelo brilho da camisa 10.


Kobe Bryant. Parte do novo Dream-Team.



Vacilaram!

Com certeza podemos dizer que a ginástica brasileira em geral foi um fiasco mas escolhendo um único atleta, Diego Hypollito pode ser apontado, já que se saiu muito bem em todas as eliminatórias do solo, mas no ultimo movimento da ultima série da final, acabou falhando. Jade Barbosa também decepcionou no salto sobre a mesa

O atletismo também teve suas decepções. O ídolo chinês Liu Xiang não agüentou a pressão – ou a dor no tornozelo – e abandonou. O americano Tyson Gay, tão aclamado, acabou por não faturar sequer um lugar no pódio. O jamaicano Asafa Powell, apesar de fazer parte da equipe que foi ouro no revezamento 4x100, não conseguiu nenhuma outra medalha no atletismo, então creio que pode ser considerado uma das decepções dos jogos.

Claro que é até cruel alegar que quem não ganha medalha é uma decepção, mas o judoca Luciano Corrêa não conseguiu sequer uma vitória na repescagem. Tiago Camilo, campeão mundial e oriundo de uma categoria inferior (agora luta com atletas até 81 kg), ficou com o bronze. Não pode ser considerado um fiasco, mas podia ter feito melhor; já João Derly perdeu para o português Pedro Dias e saiu da disputa – o português alega ter sido traído pela esposa com o atleta brasileiro.

No tênis, o novo numero 2 do mundo Roger Federer não fez feio, mas deixou transparecer que está passando a hegemonia a Nadal ao perder o jogo contra o americano James Blake, em que o suíço teve atuação pífia.

Futebol masculino. Mantivemos o tabu e perdemos da Argentina na semifinal de novo. O que será que ocorre? Será falta de preparo para os Jogos Olímpicos? Será que por ser uma competição praticamente amadora (sub-23), os jogadores não dão tanto valor à disputa? Bom, difícil saber, mas complicado mesmo é prescrever quando Dunga irá pedir a conta da mesa.

Angel Valodia Matos, que golpeou o arbitro após estre ter decretado sua derrota.


Campeonato Brasileiro de Futebol - 2008

No Domingo, o Palmeiras recebeu a Lusa no Pacaembu – por meio de um acordo – e o alviverde decretou a vitória logo no primeiro tempo, com 4 gols (2 do artilheiro do Brasileirão Alex Mineiro, um de Kléber e um do zagueiro Gustavo). No segundo tempo a Portuguesa ainda conseguiu diminuir a diferença em dois gols, mas não foi o bastante; hoje o Verdão é vice-líder com 40 pontos, 5 atrás do líder Grêmio que empatou com o Náutico nos Aflitos. O São Paulo também empatou com o Coxa de Keirrison no Couto Pereira e perdeu a chance de entrar novamente no G-4, já que o 4º colocado Botafogo empatou no clássico com o Vasco em 1 x 1. Na Vila, o Santos venceu o Cruzeiro (não ganhava uma partida desde o 1 X 0 com o Inter, em 30/07) por dois a zero, mas ainda figura na vice-lanterna da competição. No sul, Flamengo e Inter ficaram no 1 a 1.

Maurício Destri escreve às Segundas-feiras

Um comentário:

Murilo Borges disse...

Animla mlk


melhor coluna que vc ja escreveu aqui no blog.

Não por concordar com a maioria de coisas que você disse, mas pela forma que foi abordado o tema.

Minha próxima coluna vou escrever sobre os verdadeiros campeões dessas Olimpiadas.

Aguardem....

Abraços