domingo, 17 de agosto de 2008

Domingão do Guizão - Um negócio da China

As olimpíadas já estão na metade, o Brasil garantiu um ouro e quatro bronzes, tive minhas decepções, tive minhas surpresas, tenho minhas confianças para que o Brasil supere os cinco ouros de Atenas, as 15 medalhas de Atlante e a 16ª posição de 2004.
Porém, o que está me encucando são as destribuições das chaves nos mais variados torneios do maior evento esportivo do mundo. Curiosamente, sempre, SEMPRE os chineses são beneficiados, encontrando com os melhores somente na final. E esses melhores chegam exaustos por terem batido todos os outros melhores para chegar a decisão.
O exemplo mais gritante é o volei de praia. De um lado, duas duplas brasileiras, uma que contrém uma campeã olímpica da Austrália, além da melhor dupla do mundo, Welsh e May dos EUA. Do outro, a dupla americana mais fraca, as duas chinesas e uma dupla fraca da Áustria. Estranho não? Mas isso é só o começo.
Handebol feminino. Em um grupo temos a Rússia,Hungria, Coréia do Sul, Brasil, Suécia e Alemanha. Todas fortes, tanto que o equilíbrio foi a marca da chave, com jogos duríssimos e todos os times com ao menos uma vitória. Na chave oposta, três equipes fortes: França, Romênia e Noruega, e três fracas: Angola, Cazaquistão e China! Goleadas das três equipes européias marcaram o grupo, enquanto os "saco de pancadas" lutam pela última vaga.
Basquete feminino a situação parecida. Em um grupo as potências Brasil, Austrália, Rússia, Bielorússia, Coréia e Letônia. No outro, com a China presente, temos Mali e Nova Zelândia, seleções claramente em um nível menor que o olímpico.
No futebol feminino, o sorteio fez de tudo para que Brasil, Alemanha e EUA se matassem antes da final. Inteligentes foram as americanas, que ficaram em segundo de seu grupo, e se livraram de um confronto com o Brasil nas quartas. Agora, na semi, as duas melhores seleções do mundo.
No atletismo, nas provas eliminatórias, alguns se classificam pela posição em sua série e outros pelos melhores tempos dentre os não classificados. As séries dos chineses são sempre mais fracas. No judô, muitas vezes os últimos medalhistas em mundiais e olimpíadas foram se enfrentando de um lado da chave enquanto um chinês tinha lutas fáceis do outro lado.
O problema é que a China não é boa nestes esportes e ainda está zerada no atletismo, ganhou algumas mas desperdiçou lutas fáceis no judô, já perdeu no futebol feminino para a fraca equipe do Japão...
As olimpíadas muitas vezes pode ser considerado um negócio da China...Mas tudo isso poder ser só coincidência
Se vira nos 30 Os narradores da incrível prova dos 50m livre. Eles tem menos de 30s, por volta de 21s, para falar sobre a prova em que todos chegam muito juntos, que muita água voa e que as fantásticas câmeras sub-aquáticas que pegam apenas dois atletas reinam. Resta aos narradores fazer que nem Galvão, que ficou no "Vamo Cielo, vamo Cielo" durante os 21s da prova.
Video cassetada Tudo bem, a ginástica artística brasileira evoluiu. De nenhuma representante em 96, para duas em 2000, para um equipe fora da final em 2004 e para uma final em 2008. De um 24º lugar de Danielle em 2000 para um 10º de Jade em 2008. De nenhuma final individual por aparelho em 2000,para uma em 2004 e três em 2008. Parabéns pela evolução.
Mas Diego Hipólito caindo hoje foi digno de video cassetada. Fiquei realmente decepcionado, mas aplaudo esse cara de pé porque ele irá se reerguer e estará em Londres 2012, sem video cassetadas desta vez.

4 comentários:

Maurício Batista Destri disse...

Gostei muito do "se vira nos 30" e "videocassetada", mto boa a ideia!

Realmente o Galvão narrando as provas de 50m foi ridículo. situação bem difícil aliás, mas que ele contornou bem na minha opinião!
---
Reino Unido em 3º no quadro, impressionante! e a Georgia então, o país cheio de gringos competindo, invadido e com 2 ouros! E no atletismo? asafa neles?
Algém já viu essa luta greco-romana? ANIMAL!, legal demais!

Muito bom texto!

Caio Carrieri disse...

Maurício, o Galvão foi bem ou mal narrando os 50m? Ficou confuso!

Maurício Batista Destri disse...

Vc não quer ser MAIS chato não né?

Murilo Borges disse...

Legal a coluna mano..... o Brasil se fudeu em todos os "sorteios"