domingo, 10 de agosto de 2008

Domingão do Guizão

Na minha primeira coluna, que está sendo escrita durante a madrugada olímpica, vou falar obviamente de Jogos Olímpicos.
Depois de uma abertura belíssima e que me deixou expert no velho e bom jogo stop, a China vem se mostrando muito forte nas competicões olímpicas e está liderando o quadro de medalhas.
E o que mais me irritou neste quadro de medalhas é a presença da Argentina com uma medalha de bronze. Nao ter ganho nenhuma medalha ainda é absolutamente normal para nosso país, mas ficar atrás dos argentinos nao dá!! Estou irritado!
Agora, falando sério. Gostaria de intender o porquê do uso da palavra "'apenas". Já vi, em apenas dois dias de competícões, vários narradores ou textos na internet com a seguinte notícia: Saiu medalha no tiro, fulano ganhou, beltrano com a prata e ciclano com o bronze. E o brasileiro fulano de tal APENAS na vigésima terceira posição. Me pergunto, por que usar a palavra apenas??
Tudo bem, o cara não ganhou medalha, mas precisa humilhar o esforçado atleta brasileiro que conseguiu uma suada classificação olímpica e que sofre para treinar num país em que se um esportista não é jogador de futebol não se ganha nada?? Por que usar a palavra apenas?
É desmerecer um trabalho de quatro anos. Quem sabe para o atleta, essa colocação nao é importante??
Quero constatar duas posições muito boas dos brasileiros na madrugada de ontem. O brasileiro Murilo Fischer pedalou mais de 6hs na prova de ciclismo e ficou na vigésima posiçao. Apenas? Apenas nada, eram 143 ciclistas e o brasileiro chegou muito próximo do pelotão da frente.
Outro resultado que gostei muito ontem foi do atirador Julio Silva, que ficou apenas uma posição da final da pistola de ar 10m, melhor posição da história da pistola brasileira.
Agora pessoal, não vamos nos assustar somente porque o Brasil perdeu a chance real de suas primeiras medalhas, com a desclassificação de João Derly do judô. Já vi muita gente criticando toda participação brasileira por causa de um resultado inesperado. Precisamos lembrar que nosso volei e volei de praia estão invictos, que o ciclismo e o tiro conquistaram resultados importantes, o boxe já igualou o resultado de Atenas, a vela vem em boas colocaçoes mesmo em classes que a medalha não é esperada, diego começou muito bem no solo, a natação já chegou a duas finais e muitos outros bons resultados.
Como já falei aqui, medalha não é tudo. Apesar de ver um atleta de seu país no pódio ser muito bom, conquistar finais é essencial para o desenvolvimento do esporte. Uma brasileira na final dos 100m borboleta é espetacular, um recorde sul-americano no revezamento 4x100m feminino é muito bom. Já falei e repito. Medalha não é tudo.
Como o nome da coluna é uma paródia de um velho programa dominical, vamos a uns pontos que queria ressaltar
Pegadinha O Galvão Bueno achar que intende de todos esportes é uma pegadinha. Ele sabe um pouco de futebol e f'órmula 1, mas volei, volei de praia e natação não dá. É pegadinha.
Video Cassetada As provas de ginástica artística são uma beleza, principalmente a feminina, Mas nós temos cada tombo digno de video cassetada.
Se vira nos 30 Depois de mais de 6h pedalando, seis ciclistas se soltaram do pelotão faltando poucos segundo para o final da prova e a chegada foi emocionante.Em 30s, os atletas tiveram que decidir mais de 6h de luta.

2 comentários:

Murilo Borges disse...

Mano concordo .... ocm vc


JULIO ALMEIDA, MURILO FISCHER E GABRIELLA SILVA TIVERAM RESULTADOS EXCEPICIONAIS PARA O BRASIL.

O Derly descepicionou sim, mas aocntece olimpiada é momento. Henrique barbosa poderia ter pego a semi também... deu uma pipocada ....nadou muito abaixo do que é capaz.

Acho que a gabriella pode pegar sexto lugar hoje! vai quebrar os 58s e o guilheiro pode conseguir a primeira medalha para gente.

Vale lembrar também que caso o USA vença o 4x100 masculino hj, Micheal Phelps está pertíssimo de ganhar os 8 ouros.

acho que é isso =]

Guilherme Amorim de Souza disse...

Concordo também, fikei até chateado pelo Derly, mas acontece, o português foi melhor.

Craitica construtiva: "entender" guizão, corrige lá...

Abraço