sexta-feira, 15 de agosto de 2008

O FENÔMENO MICHEAL PHELPS

COLUNA DO MURILO



O americano de 23 anos busca nas Olimpíadas de Pequim quebrar o recorde de Mark Spitz, seu compatriota, que conquistou 7 ouros em 1972 nos jogos de Munich. Michael Phelps terá que vencer as 8 provas que disputará para se tornar o maior campeão olímpico em uma única edição dos Jogos.


Muitos se perguntam: como que o americano consegue obter resultados tão expressivos? Por que ele bate recordes mundiais facilmente? E outras perguntas mais. As respostas são surpreendentes como vocês podem ler abaixo.

Micheal Phelps conquistou tudo que disputou até hoje por causa de três fatores principalmente, são eles: a sua envergadura desproporcional, a condição aeróbica invejável e a capacidade de concentração monstruosa que o atleta se encontra momentos antes de competir. Essas três qualidades juntas tornam ele o atleta com o maior número de ouros olímpicos, 12 até o momento.



O nadador americano tem 1 metro e 94 centímetros, uma pessoa normal teria uma envergadura aproximadamente igual à sua altura, porém Micheal Phelps possui braços longos e sua envergadura é de 2 metros e oito centímetros o que já é um fator decisivo para que ele tenha um bom desempenho nas piscinas. A flexibilidade dele também é muito maior do que a dos outros nadadores, ele consegue ondular e se esticar mais do que seus rivais, conseguindo assim, tempos melhores.

A parte aeróbica do atleta é assustadora. O nadador absorve cada molécula de oxigênio que entra em seu pulmão e é esse aproveitamento do gás que controla o sistema de ácido lático do corpo das pessoas. O ácido lático é produzido quando uma pessoa está fazendo alguma atividade física para suprir a falta de oxigênio no sangue e fazer com que o indivíduo consiga manter o mesmo nível de competição por mais tempo. Este ácido é o responsável pelas dores musculares que muitos sentem após uma atividade física (quem nunca sentiu aquelas dorzinhas chatas na segunda-feira de manhã depois do futebol de domingo). Resumindo, quanto mais aproveitamento você tirar de sua respiração, menos ácido lático é produzido. Quanto menos ácido lático, menos dor muscular. Em resumo, menos cansaço.
Agora os dados da capacidade aeróbica do nadador, se compararmos ele a uma pessoa normal, enquanto nós cansaríamos depois de cinco metros, ele começaria a sentir um cansaço depois de 72 metros. Comparando o nível de ácido láctico dele com um nadador comum (todos os outros), ele termina uma prova de 400 medley com um nível de ácido lático no corpo quatro vezes menor do que os outros nadadores, esta é a chave para ele conseguir competir tantas vezes nas Olimpiadas, 19 em nove dias de competição.

O terceiro fator é sua concentração. O nadador tem um ritual antes de competir qualquer prova aquática, ao andar para sua raia momentos antes de entrar na piscina, ele ouvi um Rap americano para relaxar e elevar a sua concentração. A sua autoconfiança também é muito grande e o resultado de todos esses fatores são as diversas medalhas de ouro que o atleta já ganhou.
Poderia ir mais longe e contar o começo da sua história no esporte, suas atividades sociais nos Estados Unidos com crianças carentes, mas acho que isso não é necessário para enfatizar a boa pessoa de Phelps. Fico feliz de poder acompanhar a trajetória desse campeão americano, para mim, o melhor atleta de todos os tempos. O mundo nunca verá uma pessoa tão preparada para o esporte quanto ele. Micheal Phelps é um fenômeno do esporte mundial!

6 comentários:

Caio Carrieri disse...

Muito bom o texto, só discordo quando fala que ele é o maior atleta de todos os tempos.

Murilo Borges disse...

Obrigado mlk

Quem é na sua opinião caião?

Acho os resultados dele muito expressivos, o cara é foda.

Maurício Batista Destri disse...

Realmente, o Michael Phelps é o melhor atleta DESTA olimpíada. porém, isto não significa que o americano seja O MAIOR atleta de todos os tempos. Primeiro que é quase impossível comparar atletas que já ganharam quase tudo em suas modalidades.
Por exemplo: o que dizer de Ussain Bolt, que corre 100 metros em 9.72 segundos? (a ser superado nesta semana) ou de Tyson Gay, que em 2007 ganhou tanto os 100 e 200, quanto no revezamento 4 x 100? ou então de Pete Sampras, que venceu 7Wimbledons? e o futebol então? Nossa! Pelé. Zidane, Beckenbauer, Platini, o proprio Fenomeno, e o Ronaldinho?...será que dá pra definir quem é O MELHOR ATLETA DE TODOS OS TEMPOS?

Talvez o fenômeno Phelps realmente seja o homem a ser batido na natação por enquanto, mas creio que já houveram espetáculos melhores no esporte mundial!

PS: E o Adhemar Ferreira Da Silva então? ouro em 52 e 56, com direito a recorde mundial!

Murilo Borges disse...

Caro Maurício,

Discordo de você, veja os números do Phelps os adversários de auto nível e ele não é o homem a ser batido hoje. O americano domina os quatro nados da natação a muito tempo e todos que você citou num ganharam e não tinham/têm um metabolismo, concentr~ção e físico como este homem de Baltimore.

Tyson gay nunca ganhou nada nas olimpiadas, foi um fiasco nessa primeira dele, BOLT é sensacional ele sobra, mas ta longe de ter os mesmo feitos que o Phelps, é um menino ainda. Apesar de ganahr os 3 ouros nessa Olimpiada (na minha opinião) faltará muito para cehgar no n´pivel do americano.

Pete Sampras, melhor tenista de todos os tempos junto com o Federer (minha opinião de novo), ganhava na grama e no piso duro, mas quantos Roland Garros ele ganhou???? Nenhum.

O que quero dizer é que o Phelps é completo, ganha tudo nos 4 nados e só não vence mais provas, pois a regra da Olimpíada num deixa ele fazer isso.

Entretanto, sei que é muito difícil comparar atletas de modalidades diferentes. Apenas quis registrar a qualidade desse menino que sozinho já tem 14 ouros olímpicos. O Brasil em toda a sua história tem 17.

ricardo disse...

parabéns pelas informaçoes sobre o phelps (oxigenação, ácido lático),eu as desconhecia.Ele pode ser considerado sim o maior atleta olímpico de todos os tempos.Mas alguem aí citou o Adhemar Ferreira da Silva(nada contra ele,muito pelo contrário)mas é forçar a barra...só porque o cara era atleta do spfc....pega leve meu.....

Murilo Borges disse...

Obrigado pelo comentário Ricardo