quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O FUTEBOL MASCULINO BRASILEIRO VALE OURO?

PAPO DE BLOGUEIRO

Se tomarmos como parâmetro os números, sim, o futebol apresentado vale ouro, já que o Brasil tem a defesa menos vazada com nenhum gol tomado e o ataque mais eficiente, com nove gols feitos. Entretanto, o que se viu até agora foi um time bastante inconstante, com um lado direito pouco utilizado, excesso de preciosismo na finalização e em alguns dribles pelo lado esquerdo do campo, principalmente com o excelente lateral esquerdo Marcelo - melhor jogador da seleção até agora, mesmo com esse detalhe negativo.

No primeiro tempo contra a China, o Brasil marcou a saída de bola, tocou a bola de um lado do campo para o outro - o que é comum nessa equipe quando o jogo não pede grandes esforços. Aos 18 minutos, em grande passe de Ronaldinho Gaúcho, Diego recebeu a bola na grande área, driblou o goleiro e abriu o placar. Depois de 15 minutos sem chances claras, o autor do gol retribuiu o passe e deixou o novo reforço do Milan frente a frente com o camisa 18 e pecou ao tentar, sem sucesso, um toque de efeito por cima do chinês que defendeu sem dificuldade. Faltando 8 minutos para o fim da primeira etapa, o ex-são-paulino Breno provocou um calafrio na torcida brasileira: ao tocar uma bola no pé de Ning Jiang, que driblou Ilsinho - substituo de Rafinha - pela direita e cruzou rasteiro. A bola bateu na zaga verde e amarela e obrigou o goleiro do Internacional - em breve do Valencia - Renan colocar a bola pra escanteio.

Na começo da etapa final, o ritmo da seleção diminuiu e só aos 23 minutos saiu o segundo gol.Em ótima cobrança de falta por cima da barreira, Thiago Neves, que substituiu Anderson por estar pendurado com o segundo cartão amarelo, fez seu primeiro gol nas Olimpíadas. Logo após 4 minutos, em uma envolvente troca de passes do meio de campo brasileiro, o camisa 10 do Fluminense recebeu a bola na ponta esquerda do campo e chutou rasteiro para decretar a vitória amarelinha e garantir a primeira colocação do grupo.



Além da vitória, foi possível assistir a um ótimo jogo de Thiago Neves, que merece a vaga de titular no lugar do pouco produtivo Anderson. Outras modificações na equipe de Dunga era o apagado Ramires no lugar de Hernanes, que também estava com o segundo cartão e Ilsinho no lugar de Rafinha, o que causou estranheza, já que este não corria risco de ficar de fora das quartas-de-final por número de cartões. Houve até especulação de que uma determinação do Shalke geraria a volta do lateral para a Alemanha.

No sábado, o Brasil enfrenta Camarões às 10h por uma vaga na semi-final.

Ficam detalhes para os superticiosos:

Em 2000, Camarões eliminou a equipe de Wanderlei Luxemburgo no gol de ouro das quartas-de-final. Foi no dia 23 de setembro, um sábado.


Nos últimos três confrontos com seleções africanas em Olimpíadas o Brasil não foi bem. Perdeu para a Nigéria de Kanu também no gol de ouro na semi-final de Atlanta 1996, perdeu para a África do Sul na última partida da fase de grupos em 2000 e no mesmo ano jogou contra Camarões pelas quartas. O resultado você já sabe.

-----------------------------------------------------------

O novo camisa 1


Valdir Joaquim de Moraes, Bruno e Marcos

Quando falamos do Palmeiras, a escola de goleiros é bem conhecida pela enorme qualidade na formação de profissionais. Oberdan Cattani, Valdir Joaquim de Moraes Leão, Sérgio, Velloso, Marcos e Diego Cavalieri são alguns nomes que representaram muito bem a meta alvi-verde, apesar de nem todos terem surgido na base palestrina.

Bruno, o novo camisa 1, estréia hoje como profissional do Palmeiras contra o Vasco, pela Copa Sul-Americana. Chegou ao clube em 1997 com apenas 13 anos. Passou por todas as categorias de base até atingir o auge em 2001, quando foi convocado para seleção brasileira juvenil.

Nascido na Mooca, bairro paulistano típico de imigrantes italianos, é palmeirense desde criança e diz que a sua maior emoção foi a final da Libertadores de 1999, quando chorou ao ver o time do coração campeão na disputa de penaltis.

Carlos Pracidelli, ex-preparador de goleiros do Palmeiras, manda um recado de apoio direto da Inglaterra, onde trabalha com Felipão no Chelsea.

- Acho que se trata de um dia especial para todos nós que convivemos e aprendemos a gostar do Palmeiras. O Bruno vem da nossa escola de goleiros e tenho certeza que esse será o primeiro de muitos jogos que ele vai fazer com a camisa do clube. Vejo ele como o Marcos em início de carreira. (globoesporte.com).


Entretanto, Bruno se deparará com jogadores desconhecidos no time adversário. O goleiro Tiago, o volante Jonílson, os meias Morais e Leandro Bomfim, e os atacantes Leandro Amaral, Jean e Edmundo nem foram relacionados para a partida. Assim, o técnico Tita aposta nos jogadores formados na Colina para conseguir uma vitória na estréia como comandante cruzmaltino em São Januário.


O Palmeiras adotará esquema semelhante. Em todos os setores deve haver alterações, já que Marcos, Pierre, Jeci estão na academia se recuperando de lesões. Leandro, Elder Granja, Diego Souza e Alex Mineiro provavelmente serão poupados. Apenas Valdívia está garantido na equipe, já que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, não joga domingo contra o Coritiba pelo returno do Brasileiro e depois segue para Turquia a fim de jogar amistoso pela seleção chilena contra a Turquia.

O provável Palmeiras que estreará na Sul-americana é: Bruno; Fabinho Capixaba, Gustavo, Gladstone e Jefferson; Sandro Silva (Jumar), Léo Lima, Evandro e Valdívia; Kléber e Denílson.(gazetaesportiva.net)

O Vasco: Roberto; Anderson, Vílson e Victor; Marquinhos, Matheus, Gallo, Madson e Edu; Alex Teixeira e Alan Kardec (gazetaesportiva.net)

--------------------------------------------------------------

Do outro lado do muro...

Na segunda-feira, dia 11 de agosto, o atacante Dagoberto, do São Paulo, foi absolvido em julgamento realizado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e está a disposição de Muricy para enfrentar o Grêmio, em Porto Alegre, pela primeira rodada do segundo turno do Brasileirão.

O jogador foi indiciado no artigo 255 - praticar ato de hostilidade ao adversário ou companheiro - por pisar no atacante Rogério, da Portuguesa, no jogo do dia 27 julho, quando o São Paulo venceu, de virada, por 3 a 1.
No entanto, na seqüência de imagens a baixo, é possível observar a agressão praticada pelo atleta ao jogador da Lusa e , assim , seu enquadramento seria em outro artigo, o de agressão, podendo ficar fora de 120 a 540 dias.
É notória a falta de critério utilizado para julgamento de atletas. Se fosse o Kleber, do Palmeiras, famoso por entradas duras, seria absolvido? 99,9% de certeza que seria condenado e o adversário apareceria em capas de jornais mostrando o ematoma, como já aconteceu e, por coincidência ou não, foi um jogador do São Paulo.
Não é só no meio político que há falcatruas, muito longe disso.









10 comentários:

Murilo Borges disse...

Me desculpe, mas acho que o Kleber é sim um jogador violento e não é cabível uma comparação com o Dagoberto.

Acredito sim que o atacante são paulino teve a intenção nesse lance de pisar no Rogério. Mas comparar com a cotovelada que o Kleber deu no André Dias - lance que você se referiu sem citar precisamente o lance - é demias. Vale lembrar também que o jogador Kleber, nessa ocasião, foi enquadrado no artigo 255 igual ao do Dagoberto apesar de sua jogada ser muito mais viríl.

Sem falar que essa não foi a única confusão que o Kléber se envolveu, as vezes o passado condena ou livra as pessoas de algumas situações.

Para falarmos de Palmeiras, o goleiro Marcos também se revoltou e chegou ao ponto de dar um "chute-empurrão" no atacante do Bragantino após cometer um penalty nesse Campeonato Paulista. Resultado: não foi punido por ter em sua longa carreira um passado limpo.

Agora imagine se fosse o Fábio Costa.....

Caio Carrieri disse...

Nossa, falou besteira.
O Marcos recebeu uma voadora na barriga, o juiz não deu falta e só deu um "empurrão" com o pé no jogador do Bragantino como um chega pra lá e o juiz deu penalti (com Y é a marca)!

Não comparei o Kleber com o Dagoberto, não falei que o Kleber era um anjo, só falei que se fosse o Kleber, devido à mída, a alguns atos de indisciplina anteriores, seria banido do futebol.

Mas é duro ver uma crítica do time do coração...

Caio Carrieri disse...

E outra, não tenho de desculpar nada, cada um tem uma opinião, por isso que cada dia uma pessoa escreve em forma de "coluna"

Unknown disse...

Bambi nunca muda só sabe falar do proprio time,
o Kleber é sim violento, mas muitas vezes é marcado esse jogador que dizem que é pelos arbitros.

E sim Dagoberto é tão violento quanto o Kleber, só que o dagoberto é bambi, o Kleber já viro homem, ai ele bate mais forte oque acaba marcando ele.

Caio Carrieri disse...

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2008/03/18/ult59u150052.jhtm

E foi por AGRESSÃO o indiciamento!

Google tá aí pra isso, é só pesquisar!

Guilherme Amorim de Souza disse...

Ai, é o seguinte...

Kléber e Dagoberto, ASSASSINOS...
huahuahuahuahua

O Kléber um pouquinho mais..!!

Brincadeira...

Acho sim que o Kléber é desleal às vezes, mas, na grande maioria de suas entradas, elae só acaba chegando com vontade demais, e isso é característica do jogador.

O Dagoberto também é bastante brigador, e entra com muita vontade, e no caso que o Caio apressentou ele merecia sim ser punido. Afora isso, é até difícil o jogador do São Paulo pegar pesado numa entrada.


Abraços

Obs: CAio mando bem falando da seleção, Marcelo tá jogando muito, só acho que mesmo com os resultados ainda não está valendo o ouro não...

Murilo Borges disse...

Discordo Caio.

Está sendo muito palmeirense na sua análise. Basta olhar os termos usados para os outros atletas e o que vocÊ usou para os jogadores do palmeiras em seu comentário.

Abraços

Renato G. Rodrigues disse...

O Dagoberto, ou melhor Dagol, não é um jogador maldoso. Todos sabem da sua deficiência na marcação, mas no time do Muricy todos devem ajudar a pressionar a saída de bola do adversário. Por isso o camisa 25 acaba cometendo muitas faltas e por esse motivo, passou a atuar de maneira diferente, com mais liberdade. Coincidentemente ou não, começou a fazer mais gols.
Kleber nao estava ajudando na marcação, quando deu uma cotovelada em André Dias e é ai que está a diferença em relação a Dagoberto, que brigava pela bola.

Caio Carrieri disse...

Uma coisa é falta, outra é pisar intencionalmente em cima do adversário.
E outra, só vc vê que o Kleber nao ajuda na marcação, hahaha.
Tá precisando acompanhar + futebol hein Renatinho? Não existe só o São Paulo no futebol brasileiro...

Maurício Batista Destri disse...

Começou bem o tal Bruno, tão aclamado pelo colunista como o novo "Valdir Joaquim De Morais Leão".

Como foi mesmo? 3 a 1? time quase completo na Sub-Americana? Contra o Vaixco, em tão boa fase?

.

O que você falou do Dagoberto é ridículo. Kléber: maloquero, Dagoberto: agressivo, só.

No mais, bom texto