terça-feira, 19 de agosto de 2008

A ESPERANÇA É O FUTEBOL FEMININO

COLUNA DO RENATO



Após a excelente atuação da seleção feminina de futebol, criou-se uma grande expectativa em relação à masculina. Seria sensacional ver as duas modalidas finalistas das Olímpiadas e mais ainda, se ambas conquistassem o ouro. Não haveria mais dúvidas, o Brasil se consagraria como o país do futebol. Mas não foi bem isso o que aconteceu, já que o time do Dunga perdeu nas semifinais para a Argentina, comandada por Messi e Agüero, que atordoaram a zaga brasileira e, como dizia um amigo meu, "bagunçaram" durante a partida. Riquelme, o líder do grupo, pouco fez e teve um papel de coadjuvante, afinal o seu gol de penalti saiu quando o jogo estava praticamente liqüidado. Ah e só para lembrar, quem sofreu a penalidade? Sim, ele mesmo, Agüero, o baixinho marrento, que não é o Romário. Os outros dois gols foram marcados pelo próprio e em um deles recebeu um lindo passe de Messi, que fez o que quis dentro da área verde e amarela.
O Brasil bem que tentou atacar, mas sem aquela autoridade digna de um time pentacampeão. Aliás, não há nenhuma relação com ele, já que os jogadores são sub-23, com exceção de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Silva. Bom, mas não importa, porque se antes receberam elogios, agora também devem receber críticas negativas. A desculpa de que o torneio não envolve os melhores jogadores é furada, pois muita gente considera essa equipe melhor que a principal. Portanto é bom que os meninos virem homens e aceitem o fato de que a Argentina foi muito superior e mereceu ganhar. As expulsões de Thiago Neves e Lucas foram infantis, não havia motivo para entradas violentas, pois os argentinos venceram na bola e agora vão em busca do bicampeonato olímpico, algo que parece muito distante para a seleção canarinho. Distante como Pelé, que irá para Pequim anunciar a candidatura do Rio de Janeiro para os jogos, mas que não pôde comparecer à partida. Bem diferente do outro camisa 10, Maradona, que esteve presente no estádio, vibrando como nunca.
Nem tudo está perdido, ainda resta a brilhante seleção feminina. E já que falei acima de camisa 10, o que foi a atuação da Marta ein? Arrasadora, sem dúvida, juntamente com Christiane, é claro. Ela que "bagunçou", ao fazer o quarto gol do jogo, assim como fizeram Messi e Agüero. Mas vamos deixar esses dois de lado. O momento é das mulheres!
O Galvão vai ter que adaptar as suas famosas frases. Agora vai ser: "Pra cima delas!" ou então "Olha o que a Marta fez, olha o que ela fez, GOOOL".

2 comentários:

Murilo Borges disse...

Gostei mlk!!!

Bem legal a sua coluna.

Caio Carrieri disse...

esqueceu de falar da incomum partida ruim feita pelo Breno, mas ficou da hr!